terça-feira, 10 de setembro de 2013 | |

São Paulo x Limeira: é hora de repensar as cidades

Escrevi recentemente neste blog - e o tema tem sido recorrente aqui - sobre como São Paulo tem buscado se reciclar, reinventar-se como cidade, ganhar nova vida e dar novos ares aos seus milhões de moradores e visitantes.

O texto mais recente - São Paulo, sempre ela, dando exemplo - tratava das alterações ousadas no Plano Diretor propostas pelo governo Fernando Haddad (PT). As propostas buscam criar um novo modelo de cidade com base em conceitos modernos vigentes mundo afora.

Como São Paulo é São Paulo, um novo passo está sendo dado agora, tão ousado quanto o do Plano Diretor. É o Arco do Tietê, parte do chamado Arco do Futuro, o nome que Haddad deu ao conjunto de ideias que visam mudar a cara da capital paulista. 

A proposta ainda vai ser elaborada em detalhes, mas o conceito já está dado. A meta é integrar o rio Tietê e suas marginais definitivamente à cidade por meio de uma série de intervenções urbanas.

É incrível como São Paulo - provavelmente impulsionada pelo caos que se tornou em termos de mobilidade e convivência social - decidiu encarar seus gigantescos desafios sem poupar esforços nem ideias. Vale tudo nesta fase de repensar a cidade.

Infelizmente, impulso semelhante não é visto em Limeira. Ele foi anunciado durante a campanha eleitoral vitoriosa do prefeito Paulo Hadich (PSB), mas até agora não se vê - ao menos publicamente - ninguém disposto a discutir e repensar o modelo de cidade que queremos. 

Gente capacidade para isto no governo não falta, talvez falte um pouco de coordenação. Afinal, Haddad está nos mesmos nove meses de governo que Hadich e na capital os auxiliares do prefeito estão, ao menos no campo das ideias, colocando a cidade de cabeça para baixo. 

Aliás, no que diz respeito ao trãnsito, com a expansão dos corredores exclusivos de ônibus e o consequente "sufocamento" das vias para carros, uma clara opção em favor do transporte coletivo, a turma de Haddad já está pondo a mão na massa.

E Limeira, o que será que será?

0 comentários: