quarta-feira, 11 de setembro de 2013 | |

O jogo da vida

A vida é mesmo cheia de armadilhas, surpresas, reviravoltas. Como diz um amigo no pôquer, o jogo vira; como citei numa postagem recente, o imponderável joga suas cartas.

Fernando Henrique Cardoso foi apenas a quarta escolha do então presidente Itamar Franco para ministro da Fazenda. Foi na gestão dele, porém, que a equipe econômica concluiu a formulação do que viria a ser o plano Real. A partir disso todo mundo sabe a história: embalado pelo sucesso do plano de estabilização econômica e combate à inflação, FHC virou presidente da República e foi reeleito.

Dilma Rousseff era apenas a ministra de Minas e Energia do governo Lula, sem nenhum traquejo político nem pretensão eleitoral. O destino se encarregou de tirar do caminho os favoritos para a sucessão do petista, os então ministros José Dirceu (Casa Civil) e Antônio Palocci Filho (Fazenda) - ambos caíram após denúncias. Dilma, então, foi realocada na Casa Civil, tornou-se a “gerente” do governo e a favorita de Lula para a eleição. Hoje é presidente da República.

Já o ex-prefeito e atual deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) era o favorito do partido de sustentação do governo militar para ser o primeiro presidente civil após 21 anos de ditadura. Esteve bem perto de ser eleito, mas perdeu no colégio eleitoral para Tancredo Neves. Bateu na trave - a vida, o destino, não quis que Maluf fosse presidente.

0 comentários: