segunda-feira, 30 de setembro de 2013 | |

Iracemápolis completa uma história inacabada em Limeira

Então Iracemápolis vai mesmo receber uma unidade da Mercedes-Benz.

Excelente notícia!

Iracemápolis, assim, fecha um ciclo que começou em Limeira muitas décadas atrás.

Muita gente não sabe, mas o jardim Mercedes - na região do antigo zoológico de Limeira, hoje praticamente uma extensão do centro - tem este nome justamente em razão da montadora alemã. A empresa tinha adquirido aquela área em Limeira bem como a antiga Machina S. Paulo com a intenção de instalar uma fábrica na cidade. 

Não sei exatamente por qual motivo, mas o fato é que o projeto não foi adiante. Tempos depois, a prefeitura decidiu lotear a área da empresa. Houve uma negociação direta entre a Mercedes e o então prefeito Paulo D´Andréa - que chegou a receber de presente da montadora um belo relógio de parede, segundo me contou na sua última entrevista. Por ética, ele cogitou recusar o presente.

A Mercedes topou vender a área com a condição de que o loteamento levasse o nome da empresa.

A Machina S. Paulo foi vendida muitos anos depois.

E Limeira nunca recebeu uma unidade da montadora alemã - uma das marcas mais conceituadas de veículos do mundo.

Coisa que Iracemápolis agora consegue. 

É inevitável citar: Piracicaba com a Hyundai, Sumaré e Itirapina com a Honda, Indaiatuba com a Toyota e agora Iracemápolis com a MercedesE Limeira...? De protagonista vai assumindo o papel de coadjuvante...

Limeira ficou sem nada porque faltou-lhe política e políticos.

Em tempo: para não dizer que Limeira ficou sem nada, a cidade recebeu empresas satélites das montadoras, ou seja, algumas fornecedoras de autopeças.

Complemento postado em 1/10 - O investimento da Mercedes em Iracemápolis chegará a 170 milhões de euros (cerca de R$ 510 milhões na cotação de hoje). Um valor que Limeira provavelmente não atingirá em dois anos (se não levar mais...).

0 comentários: