quinta-feira, 5 de setembro de 2013 | |

"Cidades aéreas" (4)

Após mostrar Boston, Filadélfia e Chicago, além de Atlanta e Las Vegas, todas nos Estados Unidos, retomo a série que mostra algumas das principais cidades do mundo vistas do alto. O destaque desta vez é Toronto, a maior e mais importante cidade do Canadá. Ela foi vista a partir da CN Tower, certamente a sua principal atração. 

A torre é tão onipresente na paisagem que pode ser facilmente vista de vários lugares:

  




  
  
  


A torre tem 553,33 metros de altura - a segunda mais alta do mundo. O último andar fica a 446,5 metros - o equivalente a 147 andares. A construção começou em 1973 e foi concluída três anos depois. A obra foi responsabilidade da empresa ferroviária Canadian National - daí o nome CN. Depois de vendida a torre, o nome mudou para Canada´s National Tower (mantendo, portanto, as iniciais).

Não é à toa que a torre fica quase no meio das linhas ferroviárias e ao lado de uma espécie de museu, com aqueles sistemas giratórios de trilhos usados para mudar as locomotivas de direção:






Orgulho local, a torre dá à vista da cidade um encanto especial, já que fica à beira do gigantesco lago Ontario:

   

  






Do alto é possível até acompanhar os pousos e decolagens do aeroporto Toronto City Centre, que fica numa ilha em frente à torre:









Não bastasse a vista em si, uma das grandes atrações da CN Tower é seu piso transparente, de acrílico. A mais de 400 metros de altura é possível caminhar olhando a rua. A criançada se diverte e alguns adultos, como eu, ficam com um pouco de medo:







Leia também:

- "Cidades aéreas" (3) - por este link é possível acessar toda a série

0 comentários: