quinta-feira, 13 de agosto de 2009 | |

O e-mail do governo Obama

Poucos políticos – e poucos governos – assimilaram tão bem o poder da web para a disseminação de ideias e propaganda como o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Sua campanha para conquistar a indicação do Partido Democrata à disputa pela presidência já contou com uma excelente estrutura de mídia virtual, que incluiu ações virais tão conhecidas do mundo publicitário. Em pouco tempo, Obama e seu slogan “Yes, we can” viraram uma “febre” na Internet.

Na Casa Branca, o agora presidente Obama não faz diferente. Além de inaugurar um
blog que ajuda a aproximar o político do cidadão, a equipe de Obama está apostando fortemente na possibilidade que as ferramentas da web 2.0 proporcionam no sentido de se comunicar diretamente com o cidadão, sem intermediários – leia-se, sem a mídia tradicional.

Fiquei surpreso ao receber um e-mail hoje assinado por David Axelrod, que vem a ser o conselheiro sênior do presidente e um dos seus homens de confiança. Antes que pensem que se trata de vírus ou coisa do tipo, devo ter recebido este e-mail tamanha a quantidade de vezes em que acesso o
site da Casa Branca.

Na mensagem eletrônica, Axelrod fala da importância da reforma no sistema de saúde (“health insurance reform”) que Obama está propondo e rebate as críticas que o projeto vem recebendo – ele menciona “velhas táticas que estão de volta”. O conselheiro cita também oito “mitos” que envolvem a proposta de reforma e, obviamente, defende a necessidade de sua aprovação.

Acho que não há forma mais eficaz de falar diretamente com o cidadão do que essa. O único defeito dessa ação é que ela atinge apenas as pessoas que em algum momento acessaram o site da Casa Branca e, em algum momento, digitaram lá seus endereços de e-mail. Ou seja: em grande parte são os “amigos” do presidente. Ainda assim, isso ajudará a criar um “exército” de defensores da reforma sem depender de uma mobilização por parte da imprensa.

E não tenho dúvida de que o governo Obama alia essa estratégia a outras para conquistar a confiança do cidadão norte-americano.

No Brasil, Lula tem uma extrema facilidade de falar com as massas, mas ainda privilegia o uso de ferramentas tradicionais. Contudo, o presidente brasileiro já começa a enxergar as possibilidades apresentadas pelo mundo virtual. Afinal, logo vem aí o blog do presidente...

PS: para quem tiver curiosidade, o conteúdo do e-mail assinado por Axelrod foi disponibilizado também no blog da Casa Branca. Para ler, clique
aqui.

0 comentários: