sábado, 3 de agosto de 2013 | |

O valor da amizade

Desde os 16 anos de idade me acostumei com a pressão dos estádios de futebol. Era um troço louco já que vim de uma família pobre do interior de São Paulo. Mas meu pai, policial honesto dos ‘bão’, sempre me ensinou os princípios da vida. Me ensinou a ser um cara honrado mesmo que minha falta de cultura intelectual depusesse contra mim. A verdade é que o tempo e as experiências profissionais trataram de mostrar outras coisas importantes. Como, por exemplo, o valor da amizade e de reconhecer o que é certo e errado.

Quando soube da demissão do comentarista Mauro Beting na Rádio Bandeirantes fiquei extremamente chateado. Afinal é um cara competente e comprometido com a emissora. Assim como eu também sou. 

(...) Resolvi pedir demissão ao vivo durante o programa ‘Os Donos da Bola’ da TV Band em troca da recontratação do Mauro. Os mesmos diretores da Rádio aceitaram. Fiz isso não para criar conflito. Longe disso. Tomei essa atitude porque achei sim a mais correta. Devido aos meus compromissos profissionais, até com a própria Band, tenho convicção que o Mauro pode produzir mais para o grupo (já fazia isso). Sem contar que acho ele bom demais!

Sei que existe muita gente que não me suporta. Meu jeito de ser, meio polêmico e caipirão, é complicado mesmo. Mas ao menos é honesto. Autêntico com o que meu pai me ensinou lá atrás. Portanto estou mais uma vez com a consciência tranquila.

(...) Seja feliz grande Mauro Beting… seja feliz Rádio Bandeirantes…. seja feliz Rede Bandeirantes.

Eu continuo muito feliz e grato por tudo! E bola pra frente, claro!!!!

Fonte: blog do Neto, "Minha casa a é sua casa! Volta Mauro!", postado em 2/8/13.

***

Há atitudes na vida que só podem ser tomadas por amigos DE VERDADE. Irmãos, parentes, colegas, "amigos" de festa, de cerveja, etc muitas vezes não tomarão determinada atitude por você. Só os amigos DE VERDADE farão porque isto implica entrega, consideração, carinho, honestidade - como fez o ex-jogador e hoje comentarista Neto pelo jornalista Mauro Beting.

Há coisas na vida que só amigos DE VERDADE são capazes de fazer - por mais que muitas vezes não se dê valor a isto, não se reconheça isto (e muitos realmente não dão valor e não reconhecem). 

O tempo e a vida, porém, encarregam-se de mostrar e de separar o joio do trigo, os colegas dos amigos, os amigos de festas dos amigos DE VERDADE. Porque há coisas na vida que APENAS amigos DE VERDADE são capazes de fazer. 

Doar-se em favor do outro, sacrificar-se em favor do outro - eis o maior exemplo.

Por isto sempre digo: valorize DE VERDADE se você, por acaso, tiver a sorte de ter na vida um amigo DE VERDADE. Pessoas assim são RARAS nesta humanidade cada vez mais egoísta, individualista, interesseira e virtual.

Em tempo 1: o negrito no texto foi meu.

Em tempo 2: Beting e Neto continuam trabalhando juntos na rádio Bandeirantes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do seu post, mas pergunta: voce escreve muito sobre amizade, amigos de verdade etc etc etc mas voce é amigo de verdade? aquele que liga, que se preocupa, que esta junto, que é sempre presente alimentando esta amizade ou voce é aquele que quer a amizade verdadeira e nao faz a sua parte. resumindo quer que as pessoas liguem mas voce, se preocupem, ajude no seus problemas mas voce nao liga pra elas?
cobrar amizade é facil e fazer acontecer é dificil, afinal amizade de verdade nao é cobrada e sim vivida. Por que amizade cobrada é um porre, quem é amigo é e pronto mesmo que se vejam 01 vez no mes.
abs
beto

Rodrigo Piscitelli disse...

Caro Beto

Concordo integralmente com o que você escreveu. É o que penso: amigo é "aquele que liga, que se preocupa, que está junto, que é sempre presente alimentando esta amizade (...), quem é amigo é e pronto mesmo que se vejam 1 vez no mês".

Responder a sua pergunta, porém, não me cabe: dizer se eu sou um amigo de verdade ou se me comporto conforme aquilo que acredito só as pessoas que me têm como amigo podem responder. Somente elas.

Em tempo: fiz o post porque achei nobre o exemplo de amizade do Neto, uma pessoa se demitir para abrir espaço para um companheiro que ele julga mais merecedor daquele espaço naquele momento.

É, sem dúvida, uma atitude rara de amigo DE VERDADE.

Um abraço!