Uma das situações que mais chamam minha atenção quando viajo refere-se a obras nas cidades. Seja nos Estados Unidos, Canadá ou Europa, é incrível constatar o rigor e o cuidado que os construtores dispendem à sociedade.
Não se vê em nenhum desses lugares material de construção obstruindo ruas e calçadas, como é comum no Brasil. Caso seja preciso utilizar temporariamente o passeio público, o construtor é obrigado a fazer uma nova passagem, com toda a segurança e, via de regra, com cobertura. E não é simplesmente colocando aquelas faixas com listras amarelas e pretas; são feitos túneis de ferro e madeira, como na foto a seguir, tirada em Toronto (Canadá):
Em grandes prédios, é normal o uso de telas protetoras ao redor de toda a edificação, independentemente do tamanho. Guindastes também são comuns - eles são mais seguros para o trabalhador.
O nível de informações sobre as obras, colocadas em placas para o público, é outro destaque. Vale, inclusive, alertar para a possibilidade de denúncias a respeito de abusos na obra, seja em relação à sociedade ou aos trabalhadores.
A placa a seguir, por exemplo, foi flagrada em Nova York:
Estas medidas não custariam nada aos nossos governos - talvez provocassem algumas queixas de construtores, mas quem há de se apresentar contra a segurança de trabalhadores e pedestres?
Por que, então, não copiar o que de bom existe em outros países?
0 comentários:
Postar um comentário