sexta-feira, 30 de novembro de 2012 | |

Um filme necessário

Um dos melhores programas da televisão brasileira nos últimos tempos, formato inovador, cada vez merecendo mais destaque, é o “Profissão Repórter” (TV Globo).

Coordenado pelo jornalista Caco Barcellos e contando com uma equipe de jovens profissionais que carregam uma série de qualidades do bom jornalismo (coragem, entusiasmo, curiosidade, rigor na apuração), ele traz a cada semana uma abordagem diferenciada de temas conhecidos ou introduz novos temas.

Via de regra o programa é fantástico. A edição desta semana, porém, passou do limite (no bom sentido) ao acrescentar às qualidades acima descritas um caráter histórico. O programa tratou do conflito Israel-Palestina e trouxe os olhares e as narrativas diretamente do “front”.

Durante o programa, chamou minha atenção a citação de um documentário a respeito do conflito. Chamado “Cinco câmeras quebradas”, trata-se de uma produção feita pelo documentarista palestino Emad Burnat. Casado com uma brasileira, ele filmou os acontecimentos na vila onde mora durante a construção de uma cerca (inicialmente, depois um muro) por Israel.

O documentário foi premiado e exibido com sucesso mundo afora. Para aguçar a curiosidade, segue o trailer:


Eu assisti ao original em francês. Dá para entender sabendo antecipadamente um pouco sobre a história. Vale a pena ver. Acredite: é jornalismo e cinema feitos com paixão e qualidade!


0 comentários: