A seguir, reportagem feita por Juliana Silva para a Agência Nova de Notícias, do Isca Faculdades, sobre palestra dada por dois colegas do "Jornal de Limeira" e por mim em março de 2008:
Profissionais do Jornal de Limeira estiveram presentes no Isca Faculdades, em continuidade ao ciclo de palestras que comemora os 200 anos de imprensa no Brasil. Rodrigo Piscitelli, editor-chefe, Cristiano Persona, gerente comercial, e Paula Martins, jornalista, falaram sobre o dia a dia do veículo e a produção do jornal aos estudantes de Comunicação Social. O encontro foi na noite de terça-feira, 18.
A coordenadora do curso de Jornalismo, Milena de Castro, ressaltou a importância desse contato dos estudantes com os jornalistas. Segundo ela, essa relação entre academia e veículos é bastante proveitosa, pois permite aos estudantes entenderem melhor o cotidiano da profissão. O encontro começou com a exibição de um vídeo sobre o JL. Os estudantes puderam conhecer a estrutura do veículo e o modo como é produzido, desde a reunião de pauta até a impressão.
O editor-chefe Rodrigo Piscitelli, jornalista há dez anos, falou sobre a história do veículo, e ressaltou que o jornal, criado há 26 anos, tem a crítica social como motor de sua linha editorial. O JL foi o primeiro diário da cidade a imprimir páginas em cores e também aromatizadas, o que causou grande repercussão entre os limeirenses. Para Piscitelli, a imprensa regional é de extrema importância, pois a população quer saber o que acontece na cidade, e como isso pode afetar sua vida. “Os leitores querem se manifestar a respeito das reportagens, tanto que o jornal disponibiliza um espaço diário para que eles falem de suas idéias, críticas e denúncias”, explicou o editor.
Além do investimento no noticiário de cidades, o jornal também valoriza o que acontece no mundo, muitas vezes mostrando como um fato de repercussão mundial pode afetar o cotidiano local. O jornalista afirmou aos estudantes que o profissional da área pode se realizar sem precisar ir para a cidade de São Paulo, pois o jornalismo regional é tão difícil, exigente e desafiador quanto o praticado na capital. O gerente comercial Cristiano Persona, formado em Publicidade há oito anos, lembrou que nem sempre o jornalista tem liberdade para usar o espaço editorial como gostaria, devido aos anúncios. “O jornal é diagramado primeiro no departamento comercial”, afirma.
O JL tem 30% de espaço destinado aos anúncios e 70% às matérias, disse Persona, acrescentando que a redação e o departamento comercial dependem um do outro. Já a jornalista Paula Martins, formada há dois anos, falou sobre a rotina dos repórteres. No final, os estudantes puderam formular perguntas aos palestrantes e esclarecer dúvidas.
* As fotos foram retiradas da postagem original no site do Isca
1 comentários:
Nem faz tanto tempo, mas olha como as coisas mudaram... Hehehe! E olha eu ali no fundo \o/ Ah Rodrigo, que saudade dos tempos de faculdade...
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