terça-feira, 8 de abril de 2014 | |

Igloofest: balada abaixo de zero

Segunda maior cidade do Canadá, na porção francesa do país, uma vida cultural movimentada, até no inverno. Estive em Montreal, em fevereiro, para conhecer uma festa diferente. Eram nove horas da noite, estava nevando, temperatura próxima de dez graus negativos. Fui até a Igloofest, uma das maiores festas de música eletrônica do mundo, para mostrar que é possível sim se divertir abaixo de zero.

 

 
  
Vista-se com uma roupa aquecida para encarar os desafios do inverno canadense e entre no clima da festa. A oitava edição, este ano, bateu recorde de público: 85 mil pessoas nos quatro finais de semana do evento, entre janeiro e fevereiro, bem mais que as 63 mil do ano passado.

Dany Galant, de 27 anos, prestigiou quatro noites. E garantiu que o frio não impede a diversão. “Sim, é possível se divertir no inverno em Montreal. A Igloofest é uma grande festa”, disse.

Diversão não falta. E a música eletrônica é só pano de fundo pra galera agitar. É preciso mesmo muita agitação para espantar o frio. Na boate a céu aberto, com neve caindo. Nos tambores do “Guitar Hero” gigante. Na sessão de fotos para uma rede social. Ou, para os corajosos, no escorregador do castelo de gelo.




   
A Igloofest é, na verdade, uma espécie de parque de diversões gelado. E divertido. O figurão aí embaixo, Vicent Di Paula, é prova disso. “Esta é a roupa para a festa hoje”, falou. Duas francesas também fizeram questão de provar que existe vida noturna com a neve. Uma delas até arriscou falar português. “Eu estudei comunicação...”.



A Igloofest recebe alguns dos maiores DJs do mundo. E é no palco principal que a galera bota pra ferver. Como uma grande boate. Sob as estrelas, com temperatura negativa. Para provar que diversão não tem limites. Ou melhor, não respeita nem termômetro.


A Igloofest acontece no Parque Jean-Drapeau, no Old Port de Montreal.

* Texto original de reportagem para o programa "Mais Cultura" (TV Cultura, seg.-sex., 13h):

0 comentários: