segunda-feira, 17 de março de 2014 | |

Uma revolução em três letras - www

(...) O que os criadores da internet conceberam foi, na prática, uma máquina global para produzir surpresas. A web foi a primeira surpresa realmente grande, e ela veio de um indivíduo, o físico Tim Berners-Lee. Em 12 de março de 1989 ele escreveu a primeira proposta do que viria a ser a web e, com um grupinho de auxiliares, escreveu os softwares e arquitetou os protocolos necessários para implementá-la. E então a lançou para o mundo, colocando-a no servidor de internet da Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) em 1991, sem precisar pedir a autorização de ninguém.

(...) Em 1455, Johannes Gutenberg lançou sozinho uma transformação no ambiente de comunicações que vem moldando a sociedade desde então. Antes de Berners-Lee ninguém fizera algo comparável.

(...) Escritores como Nick Carr estão convencidos de que sim. Carr acha que as pessoas são menos contemplativas hoje porque a web as distrai. "À exceção dos alfabetos e dos sistemas numéricos", ele escreve, "a internet é possivelmente a mais poderosa tecnologia de alteração da mente que jamais se disseminou". Mas se a tecnologia tira, ela também dá. Para cada tecnopessimista como Carr há pensadores como Clay Shirky, Jeff Jarvis, Yochai Benkler, Don Tapscott e muitos outros (entre os quais eu me incluo) para os quais os benefícios superam, por muito, os custos.

Fonte: John Naughton (Clara Allain, trad.), “Estrada sem fim”, Folha de S. Paulo, Ilustríssima, 16/3/14.

0 comentários: