O Largo Boa Morte, no Centro de Limeira, está mais bonito e iluminado. Tudo em razão da restauração de dois prédios de bela arquitetura e uma rica história: o Palacete Levy e o Casarão. As obras foram concluídas recentemente (os imóveis ainda estão fechados).
O palacete é público e sediava a Secretaria da Cultura até ser fechado para a obra. O casarão é particular e ainda não se sabe qual destino terá.
O fato é que os dois prédios deram àquela área um brilho todo especial. São belos exemplares da arquitetura e da sociedade do século 19.
O registro mais antigo do casarão data de 1870, quando ele pertencia a Ezequiel de Paula Ramos, então senador e proprietário da imperial Fazenda Morro Azul. Comenta-se que o imperador dom Pedro 2° esteve no dito casarão durante sua passagem por Limeira.
O palacete foi construído pela família Barros e passou para os Levy posteriormente. Foi assim que ele ficou conhecido ao longo das décadas. Foi adquirido pelo município nos anos 1990.
As duas restaurações mostram que, quando o Poder Público e a iniciativa privada investem na preservação da história e da memória, a cidade fica mais bonita e todos ganham.
0 comentários:
Postar um comentário