segunda-feira, 21 de janeiro de 2013 | |

Câmara fica cheia na estreia da nova legislatura

“Esta presidência solicita aos senhores vereadores e senhoras vereadoras que se levantem.” Com estas palavras, seguida da tradicional leitura de um trecho da Bíblia, Ronei Costa Martins (PT) abriu oficialmente às 18h09 desta segunda-feira (21/1/13) a sessão ordinária inaugural da nova Câmara de Limeira para o quadriênio 2013-16.

Na chamada inicial, apenas 15 dos 21 vereadores estavam no plenário – os demais chegaram rapidamente.

A estreia da nova legislatura foi marcada por um desfalque: o vereador reeleito Raul Nilsen Filho (PMDB) pedira licença do cargo para comandar a Secretaria Municipal de Saúde. Em seu lugar, Ronei deu posse nesta segunda ao suplente do PMDB, o empresário e radialista Bruno Arcaro Bortolan.

No discurso de posse, Bruno destacou a trajetória da família na Câmara (o avô Vitório, que dá nome ao plenário, foi vereador por seis mandatos e o pai Gu Bortolan por dois mandatos, ambos tendo presidido o Legislativo). Também manifestou sua confiança na política e falou em “lisura” e “honradez” como heranças deixadas pelo pai e o avô na Casa de Leis.

Na primeira sessão ordinária da nova legislatura, o auditório ficou cheio. Assim, a sessão foi marcada por muita movimentação nos bastidores. Sobraram conversas em tom ameno.

No plenário, timidez e cautela por parte dos vereadores novatos. Era nítida a preocupação em “não fazer feio na estreia”. Um deles chegou a confidenciar ao blog que aguardaria “umas três sessões” para se soltar um pouco mais, aprendendo nesse tempo com os demais.

Assim, só mesmo os mais experientes – alguns de volta à Câmara - arriscaram uma participação mais efetiva.

O primeiro projeto de lei da nova legislatura – de número 01/2013 - teve a assinatura de Darci Reis (PR). Ele quer proibir a frisagem de pneus na cidade.

A primeira comissão de assuntos relevantes também já foi proposta. De autoria de Jorge de Freitas (PPL), tem como objetivo buscar a consolidação das leis municipais (em outras palavras, uma revisão das leis locais, muitas em desuso ou ignoradas por cidadãos e Poder Público).

Do Executivo, a matéria de abertura foi um veto do prefeito Paulo Hadich (PSB) a uma lei aprovada no ano passado. O veto foi encaminhado às comissões internas da Câmara.

A primeira moção foi de aplausos. Assinada por Freitas e Júlio César Pereira dos Santos (DEM), ela congratula a limeirense Alexandra Nascimento pela conquista do título de melhor jogadora de handebol do mundo.

De volta à Câmara, Wilson Nunes Cerqueira (PT) foi escolhido por Hadich para ser líder do governo.

Hadich, aliás, não apareceu para a costumeira visita de cortesia na abertura do ano legislativo.

Pelo menos três ex-vereadores estavam presentes: Mário Botion, Carlos Rossler e Silvio Brito.

Quem também apareceu para saudar o novo Legislativo foi o ex-vereador e hoje deputado federal Otoniel Carlos de Lima (PRB). Em discurso, ele falou de suas ações em prol de Limeira junto ao governo federal e alfinetou o ex-prefeito Silvio Félix (PDT), cassado em 24 de fevereiro de 2012 sob acusação de suposto enriquecimento ilícito de seus familiares. Otoniel afirmou que em um mês foi procurado mais por Hadich do que “nos sete anos do governo anterior”.

Júlio César aproveitou a presença do deputado para pedir a intervenção dele junto ao governo estadual (Otoniel foi deputado estadual antes de chegar ao Congresso Nacional) no sentido de buscar reduzir as tarifas de pedágio e incentivar o transporte ferroviário.

Pelo menos dois projetos que estavam na pauta de votação ficaram prejudicados em razão de emendas e um deles foi retirado a pedido do prefeito. Os vereadores ainda se reuniram para formar os blocos e comissões internas da Casa.

0 comentários: