quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 | |

Pílulas de Ano Novo

Algumas pílulas para o início de 2009:

>>> Para quem ainda não percebeu, já estou aplicando (ou tentando) a nova ortografia da Língua Portuguesa. Em relação a este assunto, só uma colocação: por que não eliminaram o hífen de vez (hehehe)?

>>> Minha mãe esteve recentemente em Natal (RN) e eu perguntei sobre o menino do cajueiro. Ela não o viu nem tinha informações. Pois eu li hoje num jornal o atual endereço de Tom, o tal menino. Ele acaba de assumir a Secretaria de Turismo de Brotas, no coração do Estado de São Paulo. O então menino ficou famoso na década de 1990 ao ser apresentado em rede nacional pela Regina Case.

>>> A revista “Viagem & Turismo” de janeiro traz uma nota sobre o trabalho fotográfico e artístico de Michael Hughes. Para quem não sabe, ele fotografa souvenires no lugar de pontos turísticos tradicionais. A revista está divulgando agora, mas quem acompanha meu blog “Piscitas – Travel & Fun” leu sobre isso no início de outubro. Para quem perdeu, o endereço é:
http://rodrigopiscitelli.blogspot.com/2008/10/souvenir-1.html.

>>> Ao reler um trecho do livro “A Arte da Guerra”, de Sun Tzu, que ganhei de um amigo, deparei-me com uma interessante informação sobre como “captar” espiões. Princípio básico: identificar as pessoas que deixaram de receber uma promoção profissional, estão descontentes com o superior, têm ganância em crescer na vida a qualquer custo, foram passadas para trás, gostam demasiadamente de dinheiro e poder, etc. Em outras palavras, pessoas suscetíveis à corrupção. Detalhe: a obra foi escrita no século IV antes de Cristo...

>>> Aliás, vêm do mesmo livro duas frases para reflexão. Em tempo: a obra é efetivamente um manual de guerra. Assim, tudo nela é voltado a isso. Não acho que a vida deva ser encarada como uma guerra.


“Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrota; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas."

"Evitar guerras é muito mais gratificante do que vencer mil batalhas.”

>>> Vem também da Antiguidade uma outra informação interessante que vi num documentário. Registros dos sumérios, povo que viveu há cerca de três mil anos, mostram o sistema solar já heliocêntrico, ou seja, com o sol no centro e os planetas girando ao seu redor, algo que só foi considerado cientificamente há 450 anos por Nicolau Copérnico e Galileu Galilei. Em tempo: o sistema solar dos sumérios tinha todos os planetas conhecidos atualmente. E mais um...

>>> Um amigo tem no seu rol de qualidades um olhar, digamos, sofisticado. Foi por esse olhar que ele captou, numa viagem a Lisboa no ano passado, um visual interessante na calçada. Andávamos pela região de Belém quando, numa área com pedrinhas portuguesas (naturalmente!), ele identificou uma espécie de mosaico e quis tirar uma foto. No fim, ele estava imaginando um tipo de imagem e eu outra. Acho que ele não gostou muito da foto dele, mas eu gostei da minha hehehe. Aliás, gostei muito. A imagem é paradoxalmente simples e complexa. O máximo!

PS: o amigo em questão, e obviamente autor da foto, é o Cristiano Persona. Tá registrado! Hehehe.

2 comentários:

Cristiano Persona disse...

Piscitelli, como eu tb tenho um blog eu sei que comentários no post valem mais do que os ao vivo... Sendo assim fica aqui meu elogio a esse post... Acho legal essa iniciativa de trazer fatos da mídia nacional para a linguagem simples e informal do blog. Acho legal trazer fatos que são interessantes pela sua ótica, e não pela ótica dos veículos para os quais você escreve e acho mais legal ainda publicar uma foto minha sem me dar os crédito!!! hahahahaha

Rodrigo Piscitelli disse...

Ao Cristiano: crédito devidamente dado. Hehehe.