quarta-feira, 14 de janeiro de 2009 | |

A bondade humana depende de Deus?

Estou lendo há algum tempo um livro difícil - "Deus, um delírio", de Richard Dawkins. São 500 páginas de pura teoria científica. O autor busca provar que Deus não existe. Quando o adquiri, obviamente fiquei tentado pela provocação do título.

Pois bem, não vou aqui reproduzir as teses de Dawkins sobre a inexistência de Deus. Um capítulo que estou lendo agora, porém, chamou minha atenção em particular - e este tema considero interessante para discutir: afinal, o ser humano depende de Deus para ser bom? A bondade humana está ligada a uma religião?

De antemão, adianto que o autor defende que a bondade precede a religião. Logo, não há ligação entre elas. Mais: ele mostra como a bondade (aqui resumida nesta palavra mais genérica) tem suas raízes na evolução humana.

"Temos agora quatro bons motivos darwinianos para que os indivíduos sejam altruístas, generosos ou 'morais' uns com os outros. Em primeiro lugar, há o caso especial do parentesco genético. Em segundo, há a replicação: o pagamento dos favores recebidos, e a execução de favores 'antecipando' seu pagamento. Depois desses vem, em terceiro lugar, o benefício darwiniano de adquirir uma reputação de generosidade e bondade. E, em quarto, se Zahavi estiver certo, vem o benefício adicional específico da generosidade conspícua, como forma de comprar uma propaganda autêntica e impossível de falsificar." (p. 286)

Interessante, não? Dawkins vai além ao identificar semelhanças entre a natureza do desejo sexual e da generosidade humana.

"O desejo sexual é a força que impulsiona uma grande proporção da ambição e do esforço humanos, e boa parte dela constitui um erro. Não há nenhum motivo para que o mesmo não possa acontecer com o desejo de ser generoso e piedoso, se essa é a consequência equivocada da vida nas aldeias de nossos ancestrais. A melhor maneira de a seleção natural imprimir os dois tipos de desejo nos tempos ancestrais foi instalando regras gerais no cérebro. Essas regras ainda nos influenciam hoje em dia, mesmo quando as circunstâncias as tornam inadequadas a suas funções originais." (p. 289)

E você, o que pensa: a bondade humana depende de Deus?

1 comentários:

Karina disse...

Se a bondade humana dependece da crença em Deus (supondo que estamos falando no Deus cristão) as pessoas que nem ao menos sabem que ele (supostamente) existe seriam más "por natureza".