domingo, 17 de fevereiro de 2013 | |

Amigos, um presente divino

Fechei esta noite, já madrugada de domingo, com um único pensamento: como Deus é generoso em colocar em nossos caminhos pessoas de bem. 

Embora alguns não deem valor a isto, eu sou grato por revigorar antigas amizades e por receber novas amizades. Sou grato, enfim, por celebrar a amizade - este sentimento que nos faz definitivamente humanos.


Há um ditado conhecido que diz mais ou menos assim: "pode ser à toa que as pessoas entram em nossas vidas, mas não é à toa que nela permanecem". É verdade! A vida é feita de escolhas e escolher aqueles que merecem nossa amizade é das tarefas mais desafiadoras - e sublimes (quando o resultado é positivo).


Lamento quem não dá valor a isto. Quem abandona amigos pelo caminho. Quem não é capaz de pequenos e grandes gestos em favor de uma amizade. Uma palavra acolhedora, um elogio, um reconhecimento, um conselho, um puxão de orelha honesto, um convite singelo para um bate-papo, uma cerveja, um cachorro-quente, a ajuda importante numa hora de aperto, enfim.


Amizade se nutre. Tal qual uma planta precisa de adubo, água, luz, atenção, a amizade precisa também de seus ingredientes para crescer e se fortalecer. Confiança, respeito, lealdade, sinceridade, atenção, curtição.


Que me perdoem os que discordam, mas não é possível nutrir uma amizade com INDIFERENÇA. Quem não é capaz de lembrar de um amigo (ainda que seja numa simples mensagem de celular, esta modernidade fria que faz as pessoas não falarem mais olho no olho, para o coração, o que antes falavam), quem escolhe não regar a planta da amizade escolhe não ter aquela amizade. É uma ESCOLHA.


A vida é feita de escolhas, afinal.


E isto tudo, cuidar da planta da amizade, é um trabalho a quatro mãos. Não é possível existir amizade de mão única. Quando uma só pessoa curte, lembra, cultiva, sente falta e recebe sempre em troca a indiferença, não se estabelece amizade. Porque não há ligação. E a ligação é a base física e espiritual das relações humanas.


Por que escrevi tudo isto? Por dois motivos: 


1) porque celebrar a amizade é uma das coisas que mais aprecio na vida. Um amigo é uma joia rara, um tesouro que pessoas INTELIGENTES não desperdiçam, não deixam que roubem, não perdem.


2) porque li um texto há pouco que, por coincidência (será mesmo coincidência? Ou é apenas a voz do universo se manifestando?), falava exatamente sobre isso para os sagitarianos como eu


Diz o texto:


"A cada dia você faz novos amigos, você se encontra ou se conecta com pessoas que estão na mesma sintonia que você. É a conscientização de que não está sozinho e de que possui uma família espiritual. Muitos a encontram em grupos religiosos ou filosóficos. O que importa é a sensação de conforto e segurança que essa família traz."

Ao menos no meu caso, parece ser a mais pura verdade.

Então, só me resta agradecer aos antigos e novos amigos pela companhia nesta última semana em especial, quando estive um pouco triste, embora feliz. Amigos que valem muito simplesmente porque são capazes de lembrar da gente e de se fazer presente - num convite para um suco, uma cerveja, um cinema, um bate-papo, um cachorro-quente, uma caminhada no parque, um jogo de basquete, uma partida de futebol, um encontro festivo.

Vocês são, decididamente, um presente de Deus.

Então, obrigado Danilo-Daiane, Thiago-Bárbara e Danilo-Flávia.

PS: às vezes Deus oferece este mesmo presente, a amizade, para algumas pessoas. Mas elas não são capazes de dar valor.

Eu estou aos poucos aprendendo esta lição: por meio destes amigos que citei, aprendo a dar valor a quem me dá valor. E a quem merece valor!

3 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde Rodrigo
gosto de ler seu blog e acompanho sempre. gostaria de saber uma curiosidade: voce é casado ou tem namorada?
e porque voce nunca fala de esposa ou namorada e parece amoroso com as pessoas e ai queria saber se tem. uma amaiga minha te acha lindo. acho que nao tem compromisso ne?
beijos rodrigo
Sandra

Rodrigo Piscitelli disse...

Cara Sandra,

Agradeço as palavras.

Avise sua amiga que eu tenho namorada, quase esposa rs.

Não escrevo nada sobre isso porque se tem uma relação que eu preservo e acho que deve ser assim é esta. Não preciso agradecê-la aqui no blog por nada, sou grato pessoalmente.

Também não preciso falar do valor desta relação porque ela sabe - e de resto todo mundo acha que uma relação de marido-mulher tem valor.

Escrevo bastante sobre amizade porque muita gente chama de amigo qualquer um com quem se senta tomar uma cerveja. E eu já precisei de amigos de verdade, naquelas horas de aperto, e é aí que você sabe quem é amigo.

Por isso faço sempre questão de distinguir amigos de colegas.

E louvo a amizade porque é, para mim, a mais sólida relação. Assim como amor dos pais é incondicional, uma amizade sólida é para toda vida. Coisa que muitos casamentos não são...

Um abraço.

Anônimo disse...

desculpa e que tinha uma curiosidade grande. que bom que tem amigos e desejo muita felicidade e alegria pra voce.
vou avisar minha amiga que e quase casado. mas voce e muito amoroso e sensivel.
toda felicidade pra voce.
sandra