quinta-feira, 10 de maio de 2012 | |

O vaso raro



Quando fotografei este vaso no Metropolitan Museum, em Nova York (EUA), confesso que sequer imaginava que ele poderia representar o atual momento que vivo.


Minha intenção com a foto na ocasião era simplesmente fazer uma brincadeira com um vaso quebrado, algo do tipo: "Que tal juntar os cacos?"


Pois bem: hoje, olhando para o dito vaso, fico pensando em coisas importantes, de valor, que se quebram. 


(PS: quando me refiro a valor não falo de algo monetário, até porque as coisas mais importantes da vida não se medem nem se pagam com dinheiro.)


Tal qual o vaso, algumas coisas importantes se quebram facilmente. O que resta, depois, é o que o vaso revela: juntar os cacos. Para isso, duas condições são necessárias: 1) disposição para juntá-los (ou seja, vontade); 2) possibilidade de juntá-los (será que os cacos ainda estão por aí?).


Infelizmente, seja por falta de vontade de alguém ou mesmo pela impossibilidade, juntar os cacos e reconstruir o vaso nem sempre é possível.


E, ainda que seja possível, o vaso da foto não deixa dúvidas: uma vez quebrado, nunca mais voltará a ser o mesmo vaso.


Na vida também é assim: às vezes temos algo de muito valor, como um vaso raro, e permitimos que ele se quebre. E uma vez quebrado...


Em tempo: para ter disposição para juntar os cacos é preciso reconhecer que o vaso tinha algum valor. Porque se não tinha valor, basta jogar os cacos no lixo.

0 comentários: