quinta-feira, 23 de junho de 2011 | |

A tradição do tapete de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi, fiz uma atividade completamente diferente. Acordei às 4h30 (bem, um pouco antes com o barulho em casa, já que minha mãe teve que acordar às 4h...) e às 5h15 já estava na rua fazendo uma reportagem. Tema: a preparação do tradicional tapete de serragem para a procissão de Corpus Christi.

Atividade tradicional há décadas em diversas cidades brasileiras, a confecção do tal tapete costumava reunir em Limeira crianças e jovens atendidos em projetos do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal). Em 2010, a diocese decidiu fazer uma experiência e descentralizou a festa, deixando a cargo de cada paróquia a celebração.

Este ano, a festa voltou a ser centralizada na Catedral Nossa Senhora das Dores. Para sorte da comunidade, a procissão com o tapete voltou a ser feita. Mais do que uma atividade de fé, trata-se de um ato de grande riqueza cultural e histórica.

Com o dia ainda escuro, vi centenas de pessoas - crianças, jovens e adultos - mobilizando-se para preparar a decoração das ruas. Gente chegando ao Centro de todos os cantos da cidade. Cada grupo representava uma paróquia (desta vez, a criação do tapete ficou a cargo da Igreja). O que observei foi um povo alegre e disposto, fazendo um trabalho voluntário com muito carinho. Percorri a pé todo o trajeto, conferindo desenho por desenho.
 

Em menos de duas horas, desde os primeiros rabiscos até a finalização, o tapete de serragem estava feito.

Sem dúvida, foi uma grande e rica experiência: ver uma tradição se materializando na minha frente, conversar com novas pessoas, ouvir histórias, ver o dia nascer no coração da cidade. Um dia realmente inspirador e contagiante.

Parabenizo todas as pessoas que colaboraram para manter viva esta importante tradição e que nos acolheram (o cinegrafista Leandro Santos e eu) tão bem durante a reportagem.
 




 



0 comentários: