segunda-feira, 27 de junho de 2011 | |

A criminalidade na região


A análise comparativa dos dados da criminalidade divulgados agora mensalmente pela Secretaria Estadual de Segurança Pública evidenciam algumas situações interessantes na região. Os números permitem concluir que Rio Claro é a cidade mais perigosa das quatro envolvidas neste estudo no que diz respeito aos crimes contra a vida.

Já nos crimes patrimoniais (exceto veículos), Limeira é a que apresenta os maiores índices disparadamente. Antes que digam que a população limeirense é maior, basta fazer os porcentuais para verificar que a proporção de furtos e roubos (exceto veículos) em Limeira é, sim, bem maior do que nas demais cidades.

Limeira também lidera em furtos e roubos de veículos (embora outras cidades apareçam na frente em cada item isolado). Neste item, porém, pode-se atribuir um empate técnico nominal com Americana. Considerando a população, pode-se dizer que é mais arriscado perder o veículo em Americana do que em Limeira. Nos primeiros cinco meses deste ano, ladrões levaram em Limeira 645 veículos, contra 643 em Americana, 516 em Rio Claro e 345 em Santa Bárbara d´Oeste.

O trânsito em Limeira também é mais violento considerando os acidentes com vítimas (feridos e mortos). O número de casos com feridos em Rio Claro também chama atenção.

Merecem destaque os números envolvendo tráfico de drogas. Limeira tem mais casos disparadamente – o que pode indicar tanto a maior atuação de traficantes na cidade quanto uma ação mais efetiva das forças policiais no combate a esse tipo de crime (os números de Rio Claro e Santa Bárbara d´Oeste causam estranheza).

Segundo a Secretaria de Segurança, o número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar) voltou a cair em São Paulo. “Em maio, foram registradas 337 mortes intencionais no Estado – 29 a menos que em maio de 2010. De janeiro a maio, a quantidade de crimes contra a vida caiu 14,63% no Estado, de 1.982 casos, nos primeiros cinco meses de 2010, para 1.692 este ano – 290 casos a menos.

As estatísticas mostram ainda que, pelo quinto mês consecutivo, o número de homicídios em São Paulo ficou fora da zona epidêmica. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera epidemia 10 ou mais mortes intencionais por grupo de 100 mil habitantes/ano. A taxa de homicídios desses primeiros cinco meses no Estado é de 9,73/100 mil”, cita a secretaria.
Para ler a notícia na íntegra, clique aqui. Para ver as estatísticas criminais, clique aqui.

* Os dados em negrito no gráfico indicam a cidade que lidera cada item. 

PS (acrescentado em 28/6): abaixo, o comentário do jornalista Gilberto Dimenstein para a rádio CBN São Paulo a respeito da queda do número de assassinatos no Estado:


0 comentários: