terça-feira, 21 de junho de 2011 | |

Questões da Justiça - parte 2

Para quem achou exagero - na minha postagem “Questões da Justiça” - o apontamento de que a burocracia dos procedimentos judiciais talvez seja mais grave do que a dos códigos de processo civil e criminal no que diz respeito à morosidade da Justiça, veja a nota abaixo, divulgada hoje pela Agência Brasil: 

"
A burocracia é um dos entraves para o cidadão ter acesso a uma Justiça rápida. Segundo números divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cerca de 70% do tempo de tramitação de um processo são perdidos no vai e vem de papéis entre gabinetes, protocolos e cartórios. Para eliminar essas movimentações desnecessárias, o CNJ lança hoje (21) à tarde o Processo Judicial Eletrônico (PJe). O sistema promete integrar dados e unificar a tramitação de processos em todo o país.

N
ão é a primeira vez que o Judiciário recorre à informática para gerir melhor seus processos. Vários tribunais já têm seus próprios sistemas de tramitação eletrônica, mas isso acaba dificultando a troca de informações entre as cortes. Além disso, os múltiplos sistemas acabam criando barreiras para o trabalho dos advogados, que precisam se adaptar a cada uma das plataformas.” (grifo meu)

Para ler a notícia na íntegra, clique aqui.

0 comentários: