terça-feira, 12 de junho de 2012 | |

"Invasão" de bicicletas

Nas localidades mais desenvolvidas e sustentáveis, como as grandes capitais da Europa e as grandes cidades dos Estados Unidos, as bicicletas são um meio de locomoção para muitas pessoas. Assim, é comum encontrá-las pelas ruas, bem como estruturas para estacioná-las. 

Também são comuns nessas cidades os serviços - públicos ou particulares - de aluguel de bicicletas, moda que começa a chegar ao Brasil. 
No meu mais recente giro pelos EUA, em abril, encontrei bons exemplos desse sistema em Boston e Chicago:






Foi na Filadélfia, porém, que encontrei o maior número de bicicletas paradas nas calçadas. Há postinhos específicos para isso - alguns deles com a sinalização que se vê abaixo:


Nas áreas histórica e central da cidade, as bicicletas estavam por todos os lados. 
Em apenas um quarteirão, cheguei a contar 14 delas estacionadas:









Algumas pessoas podem estar pensando: e ninguém mexe com as bicicletas? Nenhum "gatuno"? Não sei se há furtos, o fato é que encontrei uma cena inusitada e engraçada quando voltava para o hotel: 


Se foi "gatunagem" ou abandono só o dono poderá dizer...

Em tempo: escrevi no meu blog
Piscitas - Travel & Fun sobre o uso das bicicletas como meio de locomoção em muitas cidades. A postagem pode ser lida aqui.

* As fotos são minhas e principalmente de Carlos Giannoni de Araujo, que ficou "encantado" com as bicicletas e os cachorros na América (sobre estes escrevo em outra oportunidade)

0 comentários: