sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010 | |

Salariômetro: Limeira patina

O governo de São Paulo acaba de lançar uma nova ferramenta na Internet extremamente interessante. Trata-se do Salariômetro. Por meio dele, é possível saber a média salarial de mais de duas mil atividades profissionais em todo o Brasil – fora de São Paulo, a média é estadual; dentro do Estado, é municipal.

O Salariômetro calcula o salário médio dos trabalhadores admitidos nos últimos seis meses no mercado de trabalho formal, com carteira assinada. Os dados são baseados no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.


Além da divisão geográfica, é possível obter a média por faixa etária, cor, gênero, escolaridade e setor. Quando informa um resultado, o Salariômetro menciona quantas contratações houve nos últimos seis meses e o perfil destes trabalhadores.

Para ter uma ideia de como está o mercado de trabalho em Limeira, decidi pesquisar o salário médio de dez atividades. Elas foram escolhidas aleatoriamente. Optei por fazer a comparação com três cidades de médio porte da região (Americana, Rio Claro e Piracicaba) e com uma também de médio porte, mas de outra região (Araraquara). Para facilitar, não fiz nenhuma outra especificação que não a cidade (assim, tem-se a média geral).

Já ouvi de especialistas de diversas áreas (de economista a gerente de supermercado) que a massa salarial em Limeira é baixa – ou seja, que a cidade é pobre. De fato, o PIB (Produto Interno Bruto) per capita de Limeira perde para o de outras cidades da região.

O resultado da minha comparação não foi muito satisfatório. Das dez atividades, Limeira ficou em último lugar em quatro: engenheiro civil, dentista, padeiro/confeiteiro e garçom.

A cidade não lidera a média salarial em nenhuma das atividades consultadas – Americana e Piracicaba, por exemplo, são a primeira em quatro profissões cada.

Em três atividades (professor - com nível superior - de ensino fundamental, vendedor do comércio varejista e nutricionista), Limeira ficou em terceiro lugar: nos dois primeiros casos, atrás de Americana e Piracicaba; no terceiro, de Americana e Araraquara.


Em outras três atividades, Limeira esteve em segundo lugar na média salarial, atrás de Piracicaba no caso de advogado, de Rio Claro no caso de operador de caixa e de Americana no caso de jornalista.

Aliás, o editor e estudante de Jornalismo, Carlos Giannoni, fez uma pesquisa específica sobre os salários de jornalista. O resultado está disponível no blog O que rola na mídia.

Caso sua profissão não faça parte da minha consulta, recomendo uma visita ao Salariômetro.

* O primeiro número da tabela é a média salarial, em reais; o segundo, entre parênteses, é o número de trabalhadores contratados nos últimos seis meses na atividade e naquele perfil (que, no caso, teve como única especificação o município).

0 comentários: