domingo, 28 de fevereiro de 2010 | |

Frases

“Tenho uma vocação obstinada: estou sempre preocupado em fazer o que eu quero, o que inclui a liberdade completa de estar com o pé na estrada, diante de Jack Kerouac e de Lao Tzu.”
James, irmão de Diane Bond, em texto de Contardo Calligaris na “Folha de S. Paulo” de 25/2/2010 (“Um herói americano”)

“A privataria tucana produziu escândalos, bens e serviços. A petista ficou nas operações escandalosas.”
Elio Gaspari, colunista da “Folha de S. Paulo”, no texto “A privataria petista é diferente, e pior” (28/2/2010)

“Deixo de herança um mundo fraturado. A religião e nossa imperfeição abusam dos dias de hoje. O universo nos fez imperfeitos para nos impulsionar a buscar pelo melhor. Estamos melhorando, mas não tão rápido quanto eu gostaria."
Sidney Poitier, na reportagem “Poitier conta percalços a sua bisneta”, de 14/2/2010

“Os direitos de defesa e a um processo justo - conquistas das quais não podemos abrir mão - não implicam necessariamente as oportunidades que nossos códigos processuais oferecem a quem quiser e puder burlar as leis do país.”
Renato Mezan, psicanalista, colunista da “Folha de S. Paulo”, no texto “Estímulo à impunidade” (28/2/2010), imperdível para quem pretende debater a questão da criminalidade no Brasil e os direitos humanos. Para Mezan, o “esforço louvável para garantir as liberdades individuais após a ditadura teve como efeito colateral ajudar a proteger criminosos”.

* Expus estas quatro frases por diferentes razões. Em relação à primeira, identifiquei-me com ela. Quanto à segunda, uma verdade que aparecerá nos debates eleitorais deste ano. A terceira incita reflexão. E a última é o extrato de um texto que merece leitura - e que traz ideias com as quais concordo. Em tempo: os textos exigem senha do UOL ou da “Folha”.

0 comentários: