quinta-feira, 18 de dezembro de 2008 | |

As vias e os horizontes

Decididamente, 2008 representa o fechamento de um ciclo na minha vida. Falo isso porque duas situações recentes me fizeram lembrar de uma conversa tida exatamente há dez anos, numa noite fria de julho num restaurante em Buenos Aires. Estávamos meu pai e eu com uma família oriunda do Interior de São Paulo, como nós, mas que há tempos vivia em Brasília. O jovem senhor, no meio da conversa, ao falar da opção pela Capital Federal, fez o seguinte comentário:


- Brasília tem avenidas largas, isso amplia os horizontes.

Confesso que na ocasião não entendi direito. Claro que entendi o que ele quis dizer, só não consegui visualizar a relação de causa-efeito sugerida. Achei até besteira. De alguma forma, porém, isso ficou na minha cabeça.

Dez anos depois, ao passar pela primeira vez no trecho recentemente duplicado do Anel Viário entre o Parque da Cidade e o Jardim Florença, ainda sem demarcação de solo, compreendi exatamente o que aquele jovem senhor disse. Entrei na via, olhei para frente e vi o horizonte. Ou melhor, não o vi. Vi apenas o infinito, além de uma pista larga que parecia a de um aeroporto.

Isso desperta uma excelente discussão filosófica: de fato, o meio influencia o homem?

Sim, hoje eu tenho certeza que grandes vias ampliam os horizontes. Elas despertam um efeito psicológico, que se reflete no comportamento. Uma vez com horizontes ampliados, os projetos, as ações, os desejos também se ampliam.

Obviamente que para grande parte das pessoas, uma grande via é apenas isso, uma grande via. Portanto, voltando à discussão filosófica, não se trata apenas do meio influenciando o homem, mas também - e principalmente - do modo de ver.

E por que no início desta postagem eu fiz referência a duas situações recentes? Porque a segunda delas está diretamente ligada a isso, à amplitude de horizontes, a como o meio pode limitar o ser humano.

PS: há muita gente feliz em ambientes limitados, em situações limitadas. Não há nenhum mal nisso. Para quem quer mais, porém, não dá. Nestes casos, dizer-se satisfeito é estar acomodado. E a acomodação traz consigo sempre uma falsa felicidade.

1 comentários:

Daniel disse...

Amigo... realmente este post seu diz tudo... vias grandes ampliam e muito os horizontes. Gostei muito. Abracao e feliz Natal. Continue aumento as vias, sempre.