quinta-feira, 2 de outubro de 2008 | |

O jogo vira!

Muitas pessoas talvez nunca tivessem imaginado que um dia o mundo estaria em crise por causa da economia americana. Os números indicam que o país até então mais poderoso do globo enfrenta o maior colapso desde a Grande Depressão de 1929. Não é à toa que o presidente George W. Bush admitiu que os EUA estão "imersos em uma grave crise financeira".


Em contrapartida, nunca os países ditos emergentes - Brasil incluído - viveram um momento tão positivo. Até a revista britânica "The Economist" destacou recentemente o crescimento da classe média no Brasil - que já ultrapassa metade da população. Segundo a publicação, os principais motivos para esse fenômeno são: melhora no nível de educação, expansão dos empregos formais e os programas de transferência de renda.

Toda esta situação, que já vem de algum tempo, contribuiu para mudar a percepção externa que se tem do Brasil. Numa recente viagem à Europa, chamou a atenção a quantidade de pessoas que nos abordavam - um amigo e eu - com manifestações diversas nesse sentido. "Vocês agora é que são ricos, nós estamos ficando pobres", disse uma comerciante belga. "O que está acontecendo no Brasil, é feriado? Nunca atendi tantos brasileiros como agora", comentou uma vendedora francesa. Uma norte-americana restringiu-se a fazer um sinal de positivo para o Brasil e de negativo para os EUA.

Uma recente reportagem informou que o Brasil deve ser o quinto maior mercado consumidor do mundo em 2030 (hoje é o 8º). Até lá, vejam só, o poder de compra no País deve ultrapassar o da Alemanha, Reino Unido e França.

Será que estamos realmente ficando ricos? Será que o tão propalado "país do futuro" resolver tornar o futuro presente?

Sabe-se que o mercado de luxo tem registrado crescimento no Brasil. Recentemente, o italiano Renzo Rosso, dono da Diesel, abriu em São Paulo uma loja da sua empresa Staff (foto). Agora, todo o complexo Diesel na Capital paulista soma quatro pavimentos e cerca de mil m2. É a maior loja Diesel do mundo. Fica na Rua Haddock Lobo e custou cerca de R$ 13 milhões. As coleções da Diesel terão no Brasil lançamento simultâneo ao da Europa e EUA.

Tudo isso me fez lembrar de uma expressão que aprendi numa mesa de pôquer e que faz todo o sentido: o jogo vira!

0 comentários: