sexta-feira, 24 de outubro de 2008 | |

Para se emocionar



"Não posso tocar piano". Esta frase foi dita por um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach no mundo. Brasileiro e pianista, João Carlos Gandra da Silva Martins esteve ontem em Limeira participando da 15ª Semana Unimediana, no Teatro Vitória. O motivo? Superação.

João Carlos Martins, que está em Limeira pela segunda vez, falou sobre como superou as dificuldades que passou em sua vida. No auge de sua carreira, um acidente jogando futebol lhe tirou os movimentos do braço esquerdo. Uma pedrinha entrou em seu braço, perto do cotovelo, rompendo um nervo.

Com vários tratamentos, recuperou parte dos movimentos da mão. Com o correr dos anos, porém, desenvolveu a doença chamada lesão por esforço repetitivo (LER) e novamente teve que parar de tocar. E, desta vez, acreditou que era para sempre. Vendeu todos os seus pianos e se tornou treinador de boxe, mas sua paixão o fez retornar. "Comprei novos instrumentos e tentei utilizar ao máximo os movimentos das minhas mãos, criando o meu estilo de tocar", contou.

Ao realizar um concerto na Bulgária, sofreu um assalto e um golpe na cabeça lhe fez perder parte dos movimentos de suas mãos novamente. Ele, porém, não desistiu. "Temos que perseguir nosso sonho sempre. Se você acha que não vai conseguir, continua a perseguir o seu sonho. Um dia o sonho começa a atropelar você", enfatizou o maestro.

Para o maestro, tudo o que ele passou serve para as pessoas se inspirarem nele. "Minha responsabilidade é enorme. Não faço milagres. Se pudesse fazer, faria um para mim. Dou uma palavra de estima, de ajuda, que nem tudo está perdido", fala.

O músico diz estar em um momento mágico em sua vida. Que, apesar de hoje não poder tocar piano, tem tudo guardado em sua memória e que ele faz de sua vida como o jogo da Poliana. "Se tenho um pouco de dor, mas mesmo com ela posso tirar um som bonito do piano, por menor que o som seja, ele é bem mais importante do que a dor".

E completa: "vivo um momento mágico. Fiz 1,5 mil concertos pelo mundo e gravei a obra completa de Bach em 35 CDs. Isso ficou guardado em uma caixinha de minha vida, na minha memória, onde eu sei que cumpri minha missão. Agora, Deus me deu outra missão, que é reger".


Fonte: "João Carlos Martins, um exemplo a seguir", matéria redigida por Mariele Parronchi e publicada no Jornal de Limeira de quinta-feira 23/10/2008

4 comentários:

Mariele Parronchi disse...

Uma lição de vida...um exemplo a seguir...Obrigada pela homenagem em seu blog e também pela oportunidade em conhecer este homem, um dos melhores exemplos de vida que podia ter conhecido!Bjos

Rodrigo Piscitelli disse...

Eu tinha certeza que esta matéria ia ser importante para você particularmente.

Mariele Parronchi disse...

Hahahahhahahahahahahahahahaha!!!!!
E eu tinha quase que certeza disso, mas achei que não... O Mateus tb achou que era proposital...
Obrigada, foi de muita importância, inesquecível!

Ferzy disse...

Aiii que lindooo! Realmente um exemplo de vida e ser seguido! Mesmo enfrentando vários problemas jamais abriu mão de seus sonhos! Admiro pessoas guerreiras e como podemos observar o Maestro João Carlos Martins é uma delas. Parabéns pela matéria... adorei :)