Uma bomba atingiu o mundo das notícias esta semana: dois sites
jornalísticos muito importantes, o sacrossanto “The New York Times” e o
irreverente “Buzzfeed”, estão a ponto de liberar seus conteúdos para que sejam
lidos dentro dos domínios do Facebook.
É uma revolução, uma profunda quebra de paradigma. Hoje, se
o leitor clica em um link de notícia que aparece no Facebook, é levado para o
site que originalmente produziu o material - o “Buzzfeed” e os próprios jornais
“The NYT”, “The Guardian”, “El País”, “G1”, “Folha” etc.
(...) Proposta do “Feice”: trazer a notícia para dentro dele mesmo e assim agilizar a parada. Isso significa um monte de coisas, mas a principal é que o produtor do conteúdo perde controle sobre quem está lendo sua notícia. As informações, estatisticamente tão relevantes, ficam na mão do Facebook. (...)
Fonte: Álvaro Pereira Júnior, "Folha de S. Paulo", Ilustrada, 28/3/15 (íntegra aqui).
0 comentários:
Postar um comentário