sexta-feira, 11 de julho de 2014 | |

Lições de uma goleada

A seleção da Alemanha que humilhou o Brasil por 7 a 1 nasceu de um vexame - a derrota por 2 a 0 para a seleção brasileira no final da Copa da Coreia e do Japão, em 2002. Após o resultado, a Alemanha decidiu que seu futebol chegara a um ponto de esgotamento que precisaria se reinventar. Se a seleção quiser tirar alguma lição do massacre que sofreu no Mineirão, é melhor estudar o que os germânicos fizeram nesses 12 anos.

O plano alemão partiu de um tripé: formação de jogadores, intolerância com a corrupção e a busca por mais torcedores. (...)

Fonte: Mario Cesar Carvalho, "Lições do massacre", Folha de S. Paulo, Opinião, 10/7/14.

*** 

(...) A questão a ser analisada é qual a relação entre clubes fortes e seleções fortes. O Brasil tem clubes pobres há alguns anos, mas nem por isso deixou de ser campeão mundial em 1994 e 2002. Se fracassou este ano, não foi pela debilidade de seus clubes, refletida no fato de que apenas 4% dos jogadores que disputaram as semifinais atuam no Brasileirão (contra 23%, lembra-se?, que jogam na Bundesliga).

(...) O fato é que, se quiser pensar em termos de espetáculo e de negócios - os dois pilares do futebol -, o Brasileirão não pode continuar sendo piada em vez de campeonato.

Fonte: Clóvis Rossi, "Alemanha ganha também em casa", Folha de S. Paulo, Mundo, 10/7/14.

0 comentários: