sábado, 14 de julho de 2012 | |

Jornalismo on-line independente: é possível (?!)

O site de notícias on-line Plaza Pública (Praça Pública), criado no início de 2011 para levar um jornalismo "mais independente e menos superficial" à Guatemala, é voltado para explorar as relações entre poder e economia e entre economia, poder e crime organizado - e investigar temas desconfortáveis para o poder, disse Martín Rodríguez Pellecer, diretor e fundador do site.

(...) Esse tipo de jornalismo independente é em parte possível graças à plataforma do Plaza Pública (...) ser on-line, e não impressa, disse Rodríguez. Custos de operação menores implicam e mais dinheiro para ser gasto em investigações, notou ele, acrescentando que o Plaza Pública é parte de uma tendência internacional de sites de notícia on-line, independentes e que não se restringem aos mesmos limites aplicados à mídia tradicional e convencional.

(...) A visão de um jornalismo independente mais rigoroso e aprofundado "não cabe mais na mídia convencional", disse Rodríguez.

Fonte:
Summer Harlow/IF, "Site de notícias on-line da Guatemala representa tendência de jornalismo independente e de profundidade", blog Jornalismo nas Américas, Knight Center for Journalism in the Americas.


Em tempo: se quiser conhecer uma iniciativa recém-nascida de jornalismo independente em Limeira para a cobertura das eleições, acesse Limeira2012.com.

0 comentários: