quarta-feira, 2 de junho de 2010 | |

Os jardins de Londres

Cidades organizadas e desenvolvidas apostam no bem-estar de seus moradores. Um dos meios de fazer isso é preservar o meio ambiente e investir neste setor. Uma das melhores formas de investimento – até pela importante função social que exercem – são os parques e jardins. Basta dar uma volta pelo Ibirapera ou pelo Parque Villa Lobos, em São Paulo; pelo Central Park ou qualquer uma das dezenas de áreas verdes de Nova York; ou até pelo Parque da Cidade, em Limeira, para se ter uma ideia da importância desses locais e da necessidade de que mais áreas sejam criadas.


Das grandes capitais do mundo, Londres tem experiências interessantes neste sentido. Numa cidade que já dispõe de tesouros como o Hyde Park (segunda foto acima) desde 1536 ou o Regent’s Park (primeira foto), parece desnecessário buscar formas alternativas de valorizar o verde. Mas Londres é Londres. No fim de semana dos dias 12 e 13 de junho, a capital inglesa vai sediar o Open Garden Squares Weekend. Isto mesmo: um fim de semana de jardins privados abertos ao público (e por apenas 7,5 libras se o ingresso for comprado antecipada ou 9 libras na ocasião).

Há jardins de todos os tipos: contemporâneos, clássicos, ecológicos (como se os demais não fossem...), históricos, verdes, coloridos, no chão, em coberturas e até em cemitérios. Dois exemplos estão aqui nesta postagem, logo abaixo: o Goring Hotel e o Bryanston Square, construído entre 1811 e 1821.


A iniciativa não é nova. A primeira edição do Open Garden Squares Weekend foi em 1998. Depois, o evento só voltou a ocorrer em 2003. Aí não parou mais. Este ano, 200 jardins vão participar. No site oficial, o evento é apresentado como o fim de semana em que a pessoa poderá “visitar jardins em Londres que não costumam ser abertos ao público, apreciar atividades especiais nesses locais e descobrir jardins que você nunca imaginou que existissem”. Atraente, não?

Mais informações sobre os parques londrinos podem ser obtidas também nos sites London Parks & Gardens Trust, Capital Gardens ou o Gardenvisit (que lista 85 deles).

E como Londres é Londres, a singularidade não poderia se restringir ao fim de semana dos jardins. Para aqueles que falam em falta de espaço, veja a reportagem a seguir. Ela aborda a moda dos jardins verticais na capital inglesa.



E então, já tem planos para os próximos finais de semana?

0 comentários: