domingo, 3 de maio de 2009 | |

Leituras, leituras, leituras

Tenho lido muita coisa interessante nos jornais ultimamente. Sempre pensei neste blog como – também – uma forma de compartilhar ideias e promover um debate em torno delas. Eis, portanto, a seguir, algumas dessas leituras. Eu recomendo, sob aspectos variados.

1 - "Qual é a necessidade de chorar quanto a determinadas partes da vida? Ela toda pede lágrimas". (Sêneca)
Esta frase resume um pouco o que se discute no texto “Para ser mais feliz, esqueça o otimismo”, do filósofo suíço Alain de Botton. É uma discussão das mais interessantes que já li sobre a vida moderna (ou pós-moderna).
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0305200917.htm

2 - "Bônus demográfico" turbina crescimento
Esta reportagem, analítica, ajuda a entender o que está acontecendo com o Brasil. São fenômenos que se acentuaram nos últimos anos, protagonizados por nós, e dos quais muitas vezes não temos consciência. “Combinação de quedas da natalidade e da mortalidade, mais mulheres e adultos produtivos e menos pessoas por lar estimulam economia”. Quer entender o Brasil? Leia!
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0305200902.htm

3 – “A crise está na degradação das instituições e do Estado de Direito. O problema, no entanto, nem é mais esse estado de coisas. É como sair dele - se ainda for possível.”
É assim, com esta forte conclusão, que o jornalista Janio de Freitas encerra seu texto “Se ainda for possível”, publicado hoje (3/5) na “Folha de S. Paulo”. E aí, você concorda com ele?
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0305200906.htm

4 – “Não é função do Estado proteger o cidadão do mal que ele causa a si mesmo. Mas é dever, sim, defendê-lo do mal que terceiros possam fazer contra ele.”
Para quem ainda questiona a recém-aprovada lei antifumo, sugiro a leitura deste artigo do médico Drauzio Varella, também publicado na “Folha de S. Paulo”. Para o médico, “defensores do direito de encher bares de fumaça só o fazem por ignorância ou interesse financeiro”.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2504200923.htm

0 comentários: