sexta-feira, 22 de maio de 2009 | |

Meu primeiro áudio!

Iniciei este mês um curso de Jornalismo 2.0, promovido pelo Centro Knight for Journalism in the Américas, ligado à Universidade do Texas (Austin). Fui muito mais movido pela necessidade (estava ficando atrasado em relação às novas tecnologias e ferramentas da web) e curiosidade (isto é por natureza... jornalística).

Confesso que não sabia direito o que iria encontrar. E não imaginava que acabaria produzindo minha primeira notícia em áudio para a web! Aliás, faço esse esclarecimento de antemão - claro que, com isso, pretendo pedir antecipadamente a compreensão pelas falhas que aparecem. Obviamente que é possível fazer muito melhor – aliás, se fosse para fins profissionais, eu vetaria o meu áudio (mais pela qualidade do que pelo conteúdo).

No que diz respeito à qualidade, acho necessário deixar claro que: 1) como não tinha um microfone, usei meu próprio celular; 2) como não tinha um estúdio com acústica adequada, gravei em casa (daí o fato do som estar ecoando nas paredes na minha narração – a fala do entrevistado foi captada num teatro, com acústica apropriada...).

Ainda assim, por ter sido feito por uma pessoa que nunca tinha colocado as mãos em um programa de edição, acho que o resultado “passa”. Para ser mais franco, por ser a primeira vez, fiquei satisfeito com o resultado.


A proposta era produzir uma narração de dois minutos contendo o fato, sua contextualização e a opinião. De preferência, o texto não deveria ser lido – daí a ocorrência de alguns errinhos, embora o improviso tenha ficado bom.
Aproveitei uma entrevista que fiz na última quarta-feira durante uma visita do jornalista Gilberto Dimenstein à minha cidade. Na ocasião, ele falou – paradoxalmente (considerando a temática do curso) - sobre rádio.

Para a edição, utilizei o Audacity, programa gratuito recomendado pelo curso. Após “apanhar” do programa durante um dia, finalmente entendi seu funcionamento básico, o que me permitiu montar a matéria. O problema foi na hora de fazer o upload, já que o site indicado pelo curso (MP3Tube) não estava acessível. Recorri, então, ao fórum para esclarecimento de dúvidas sobre os exercícios e constatei que uma colega teve problema semelhante. Apostei na solução que um outro colega indicou a ela – o www.goear.com. Deu certo!

O resultado pode ser conferido a seguir:



PS 1: dei uma passada pelos blogs de alguns colegas do curso e constatei que, por ter uma edição com colagens de entrevistas e narrações, meu trabalho ficou um pouco mais desafiador do que se optasse apenas por uma narração continuada. No entanto, observando algumas outras produções, que incluíam até som musical em BG, a minha está precária... Mas eu chego lá!

PS 2: para quem se interessar, as demais produções e análises do curso estão disponíveis no blog que criei especificamente para isso (esta era, aliás, a segunda tarefa do curso). O endereço é
http://rodrigopiscitelli3.blogspot.com.

PS 3: vem aí meu primeiro documentário em vídeo para a web!

1 comentários:

Felipe Furlanetti disse...

Ow, ficou muito legal o texto. Vou baixar também o programa e começar a editar uns podcasts no meu blog.

Até mais, abraçO!