Estamos (os alunos e eu) prestes a encerrar mais um semestre de trabalho. Para mim, sempre emotivo com momentos marcantes, encontros e despedidas, será um período especial. Vou me despedir da minha primeira turma de alunos - e, claro, eles se tornaram especiais por isso.
Foram, no total, dois semestres de convivência semanal. Fizemos sete edições do jornal-laboratório "Em Foco", do Isca Faculdades. Cumprimos todas as etapas programadas para as aulas - o que me deixa satisfeito.
Tão ou mais importante do que isso, porém, é plantar sementes. Recentemente, li um artigo que falava de uma certa prepotência ou ingenuidade do professor por imaginar que consegue (ou deve) transmitir conhecimento. Realmente, como tudo no mundo, o ato de lecionar também tem passado por sérias transformações nesta era da informação globalizada. Sim, o professor deixou de ser o "único" depositário do saber.
Neste sentido, penso que tão ou mais importante do que transmitir conhecimento, a tarefa do professor hoje é a de estimular - a busca pelo conhecimento, a troca de informações, o desejo pelo avanço constante, a reflexão e a crítica, etc. Foi - e é - com esse foco também que realizo meu trabalho como docente.
Se, ao fim de uma jornada, tiver plantado algumas sementes (isso soa um tanto prepotente mesmo...), darei-me por satisfeito.
Na jornada atual com a turma do quinto semestre de Jornalismo, acho que algumas sementes foram plantadas. Fico feliz e honrado por receber algumas manifestações, como a da aluna Roxane Regly (o blog pode ser acessado aqui). Aliás, por falar em Roxane, aproveito para postar a seguir o vídeo de um trabalho que ela e a colega Lilian Geraldini fizeram para a disciplina Estética e Cultura de Massa mostrando "a diversão na infância proporcionada pela TV e pelos brinquedos ao longo das décadas".
PS: aproveito ainda para dedicar este vídeo a Cristina Helena Carola, amiga de longa data, de Jundiaí, e que faz tempo que não vejo.
domingo, 31 de maio de 2009 | Postado por Rodrigo Piscitelli às 23:24 |
Plantando sementes
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Ahhh que post lindo, eu até fiquei emocionada! Pode ter certeza que plantou muitas sementinhas boas em cada um de nós e já estamos com saudades das suas aulas. Obrigada pela paciência, entusiasmo e atenção de sempre!
Ps: agora eu sei quando e como posso usar através, onde e este/esse...rs
É verdade, sem dúvida o tempo está passando, porém, com ele, muita coisa boa também está ficando.
E é neste clima que aproveito para deixar o meu agradecimento ao prof. Rodrigo, que muita coisa nos ensinou e também nos aconselhou sobre essa árdua profissão que iremo vivenciar em breve.
Confesso também, que no começo das aulas cheguei a desconfiar da produção dos jornais, mas percebi de cara que estava errado, e que era essa a nossa oprtunidade de poder fazer e dar o melhor de nós mesmos.
Por isso, ao mesmo tempo que é triste não ter mais o contato dentro da sala de aula, é positivo ver que muitas sementes foram plantadas, e que elas serão cultivadas de maneira correta, pois o adubo correto já foi colocado, inclusive em mim.
Valeu por tudo, e pode anotar que a gente sempre vai te encher o saco para pedir umas ajudas! rsrsrs
Até mais!
Abraço
\o/ (<- já vou explicando, antes que você diga que nunca entende o que eu quero dizer... esse emoticon é um carinha de braços erguidos, comemorando!)
Ahhh Rodrigooo... Só tenho a agradecer, você com certeza plantou sim sementes em todos nós! É fato que alguns aproveitarão mais, outros menos, mas de alguma forma ou de outra, todos levarão grandes lições profissionais e também de vida.
Na festinha ontem, nem fui despedir, nem nada assim... Que coisa triste, haha, continuaremos a nos ver por aí... ;P (<- e esse é um carinha piscando e mostrando a língua hahahaha)
Que legal que gostou do nosso vídeo. Obrigada por publicá-lo aqui! Estou fazendo um outro, que te mostrei lá na sala. Assim que estiver pronto, te mando.
Grande abraço Rodrigoooo!
Nos vemos por aí! ;)
É, mais um semestre terminando e com ele a satisfação de missão cumprida se aproxima.
Missão executada com êxito por você, que com um jeito quase sério e paciente nos ensinou grandes lições sobre a loucura de ser jornalista.
A semente com certeza foi plantada durante as aulas, discussões e conversas informais. Sua paixão pela profissão só fez a sala se envolver ainda mais. Obrigada!
Obs: Em particular, o dia em que você ligou do seu celular para um amigo, apenas para que ele me ensinasse o caminho do "O liberal" fez toda a diferença. Você pode imaginar quantos professores fariam isso??
Postar um comentário