domingo, 31 de maio de 2009 | |

Plantando sementes

Estamos (os alunos e eu) prestes a encerrar mais um semestre de trabalho. Para mim, sempre emotivo com momentos marcantes, encontros e despedidas, será um período especial. Vou me despedir da minha primeira turma de alunos - e, claro, eles se tornaram especiais por isso.

Foram, no total, dois semestres de convivência semanal. Fizemos sete edições do jornal-laboratório "Em Foco", do Isca Faculdades. Cumprimos todas as etapas programadas para as aulas - o que me deixa satisfeito.

Tão ou mais importante do que isso, porém, é plantar sementes. Recentemente, li um artigo que falava de uma certa prepotência ou ingenuidade do professor por imaginar que consegue (ou deve) transmitir conhecimento. Realmente, como tudo no mundo, o ato de lecionar também tem passado por sérias transformações nesta era da informação globalizada. Sim, o professor deixou de ser o "único" depositário do saber.

Neste sentido, penso que tão ou mais importante do que transmitir conhecimento, a tarefa do professor hoje é a de estimular - a busca pelo conhecimento, a troca de informações, o desejo pelo avanço constante, a reflexão e a crítica, etc. Foi - e é - com esse foco também que realizo meu trabalho como docente.

Se, ao fim de uma jornada, tiver plantado algumas sementes (isso soa um tanto prepotente mesmo...), darei-me por satisfeito.

Na jornada atual com a turma do quinto semestre de Jornalismo, acho que algumas sementes foram plantadas. Fico feliz e honrado por receber algumas manifestações, como a da aluna Roxane Regly (o blog pode ser acessado aqui). Aliás, por falar em Roxane, aproveito para postar a seguir o vídeo de um trabalho que ela e a colega Lilian Geraldini fizeram para a disciplina Estética e Cultura de Massa mostrando "a diversão na infância proporcionada pela TV e pelos brinquedos ao longo das décadas".



PS: aproveito ainda para dedicar este vídeo a Cristina Helena Carola, amiga de longa data, de Jundiaí, e que faz tempo que não vejo.

5 comentários:

Ferzy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ferzy disse...

Ahhh que post lindo, eu até fiquei emocionada! Pode ter certeza que plantou muitas sementinhas boas em cada um de nós e já estamos com saudades das suas aulas. Obrigada pela paciência, entusiasmo e atenção de sempre!

Ps: agora eu sei quando e como posso usar através, onde e este/esse...rs

Felipe Furlanetti disse...

É verdade, sem dúvida o tempo está passando, porém, com ele, muita coisa boa também está ficando.

E é neste clima que aproveito para deixar o meu agradecimento ao prof. Rodrigo, que muita coisa nos ensinou e também nos aconselhou sobre essa árdua profissão que iremo vivenciar em breve.

Confesso também, que no começo das aulas cheguei a desconfiar da produção dos jornais, mas percebi de cara que estava errado, e que era essa a nossa oprtunidade de poder fazer e dar o melhor de nós mesmos.

Por isso, ao mesmo tempo que é triste não ter mais o contato dentro da sala de aula, é positivo ver que muitas sementes foram plantadas, e que elas serão cultivadas de maneira correta, pois o adubo correto já foi colocado, inclusive em mim.

Valeu por tudo, e pode anotar que a gente sempre vai te encher o saco para pedir umas ajudas! rsrsrs

Até mais!
Abraço

Roxane E. Regly disse...

\o/ (<- já vou explicando, antes que você diga que nunca entende o que eu quero dizer... esse emoticon é um carinha de braços erguidos, comemorando!)

Ahhh Rodrigooo... Só tenho a agradecer, você com certeza plantou sim sementes em todos nós! É fato que alguns aproveitarão mais, outros menos, mas de alguma forma ou de outra, todos levarão grandes lições profissionais e também de vida.

Na festinha ontem, nem fui despedir, nem nada assim... Que coisa triste, haha, continuaremos a nos ver por aí... ;P (<- e esse é um carinha piscando e mostrando a língua hahahaha)

Que legal que gostou do nosso vídeo. Obrigada por publicá-lo aqui! Estou fazendo um outro, que te mostrei lá na sala. Assim que estiver pronto, te mando.

Grande abraço Rodrigoooo!
Nos vemos por aí! ;)

Néliane disse...

É, mais um semestre terminando e com ele a satisfação de missão cumprida se aproxima.
Missão executada com êxito por você, que com um jeito quase sério e paciente nos ensinou grandes lições sobre a loucura de ser jornalista.
A semente com certeza foi plantada durante as aulas, discussões e conversas informais. Sua paixão pela profissão só fez a sala se envolver ainda mais. Obrigada!


Obs: Em particular, o dia em que você ligou do seu celular para um amigo, apenas para que ele me ensinasse o caminho do "O liberal" fez toda a diferença. Você pode imaginar quantos professores fariam isso??