sexta-feira, 15 de maio de 2009 | |

O fenômeno Dan Brown

Estamos na era da interação, da multidisciplinaridade, da conectividade. Da tecnologia, da informação e da globalização. Isso fez com que tudo mudasse. Hoje, estreia o filme "Anjos e Demônios", baseado no livro homônimo de Dan Brown, autor de "Código da Vinci" - também transformado em filme.

O sucesso dessas duas obras literárias e agora cinematográficas alçou Dan Brown a um novo patamar. E junto dele todos os temas, locais e figuras citados em seus livros. Em Paris, por exemplo, a igreja de Saint Sulpice ganhou fama. Antes relegada a segundo plano numa cidade que tem a Catedral de Notre Dame, o Domo e a Sacre-Couer, a Saint Sulpice começou a atrair milhões de turistas. É que a igreja protagoniza parte das teorias descritas por Dan Brown.

A situação chegou a tal ponto que os responsáveis pelo templo precisaram fixar cartazes (imagem abaixo) informando que nada do que foi dito pelo famoso autor procede. É verdade que lá está a linha dourada que indica um determinado meridiano (imagem acima), mas - segundo a igreja - de modo algum ele leva ao "coração de Paris", ao Santo Graal ou seja lá para onde for.

Da mesma forma, as letras "P" e "S" nas laterais do templo não fazem referência, ainda conforme a igreja, ao tal Priorado de Sião citado por Brown. Seriam apenas uma referência a Pedro e Sulpice.

Seja como for, o fato é que Dan Brown encontrou o caminho do pote de ouro ao misturar numa obra de ficção recheada de aventura uma série de teorias polêmicas que atravessam os tempos, principalmente ligadas à Igreja Católica. Ah, e atenção: ninguém sabe quem - ou o quê - será o próximo alvo do autor...

0 comentários: