sábado, 16 de novembro de 2013 | |

Retratos da sociedade latino-americana

Visitei há cerca de um mês a exposição “Fotonovela – Sociedade/Classes/Fotografia”, no Itaú Cultural (Avenida Paulista, 149, São Paulo).

Trata-se de uma mostra de fotos e trabalhos artísticos de nomes latino-americanos. O objetivo é mostrar o lado “B” (ou seria mesmo o lado “A”) da porção sul e latina do continente americano, longe dos tradicionais estereótipos de pobreza, favelas e belezas naturais.

Como o título da mostra prega, o foco é a sociedade em seu aspecto comum cotidiano, em casa, na rua, em casas chiques, em casas mais modestas, uma outra América Latina conhecida por todos nós que a vivemos, mas muitas vezes ignorada pelo resto do mundo.

Um dos trabalhos que achei mais legais é “Miss Fotojapón, 1998 até hoje”, do colombiano Juan Pablo Echeverri. Durante o período citado no título da obra, ele tirou fotos do tipo 3x4 diariamente. O quadro mostra, portanto, a mudança do visual do próprio artista.

Além de ter um sentido antropológico, do ponto de vista artístico o quadro ficou muito legal, bem colorido. Uma espécie de mosaico.



Também chamaram minha atenção os trabalhos do argentino Marcos López, “Pop Latino”, principalmente pelo aspecto “vintage” (as cores também conferem uma alegria à obra e, em consequência, ao ambiente), e da brasileira Helena de Castro, que recorreu a fotos de família para mostrar o cotidiano de modo artístico.



Um ambiente que não fotografei, mas achei muito interessante foi do coletivo peruano “Lima Foto Libre”. Os trabalhos me lembraram certos aspectos de São Paulo, o que confere uma dose de identidade à América Latina, com suas qualidade e defeitos (que prefiro chamar de desafios).

As imagens retratam o dia-a-dia da capital peruano por meio de seus moradores. É uma trabalho intensamente urbano, de rua.

Quem tiver interesse em conhecer mais desse coletivo basta entrar no site do grupo. Vale a pena!

O “Lima Foto Libre” inspirou uma mostra alternativa – “Selva SP” - espalhada em alguns pontos da cidade. Vi em dois locais, um deles ali mesmo na Paulista, num tapume de construção na esquina do Itaú Cultural ou perto. Isto mesmo, um tapume. Se é que pode-se chamar de uma mostra, mas as imagens eram bem interessantes, num caráter às vezes mais de denúncia e crítica social.



Em tempo: a mostra segue até 22 de dezembro e é grátis. Para ver o catálogo, clique aqui.

2 comentários:

LimaFotoLibre disse...

Hola, la intervención fotográfica en la avenida paulista fue realizada en conjunto por los colectivos "LimaFotoLibre" y "selvaSP", con fotografías tomadas en las calles de Sao Paulo, saludos.

limafotolibre.com

selvasp.com

Rodrigo Piscitelli disse...

Registrado!

Obrigado.