Tive a oportunidade de participar em novembro do EBIF 2014 (Ericsson
Business Innovation Forum), o tradicional fórum de inovação promovido pela empresa
sueca em sua sede em Estocolmo. Foram três dias de debates (eu participei de
apenas um), tendo como tema central as transformações do amanhã.
A seguir, apresento algumas informações que considero
relevantes. Muitos dados até são óbvios diante da realidade que nos cerca, mas
vistos de modo cru dão a real dimensão dos fenômenos que vivenciamos nos
últimos anos.
Por exemplo: segundo Eva Hamilton, da TV pública sueca, 48% das crianças de 2 anos no país acessam a
Internet. Aos 5 anos, elas passam ao menos três horas por dia conectadas. Em
tempo: 95% dos suecos têm acesso à Internet.
Só para se ter uma ideia da invasão das redes sociais no
nosso cotidiano, proporcionada pelas novas tecnologias móveis, no YouTube são
postadas cem horas de vídeos por minuto.
Em 2013, 40% do tráfego móvel eram para
vídeos; mais de 10% eram para redes sociais. Quatro em cada dez usuários postaram
via celular vídeos no YouTube; 66% dos adultos dizem ter um perfil em rede
social; 60% visitam redes sociais mais de uma vez por dia.
Só para registrar: 40% do tráfego digital mundial passam por
redes suportadas pela Ericsson.
A conectividade cresceu assustadoramente no mundo na última
década. Prevê-se que 9,1 bilhões de assinaturas ativas de celular existirão em
2019.
A GoPro, por exemplo, já é vista não só como uma empresa de
hardware, mas também de mídia.
A mídia digital deve contribuir com US$ 4,2 trilhões para o
PIB do G-20 (o grupo dos 20 países mais ricos) em 2016. O crescimento
anual da indústria de mídia supera o registrado na União Europeia.
O número de usuários de Internet deve saltar de dois bilhões
para cinco bilhões até o fim da década. Eles gastam de 20% a 30% do
tempo online – ou seja, um terço do dia.
* Leia mais sobre a viagem à Suécia no blog Piscitas - travel & fun.
0 comentários:
Postar um comentário