"A história de casarões, terreiros de café, tulhas e moinhos de fazendas centenárias do Estado de São Paulo não ficará mais apenas na memória dos descendentes das famílias proprietárias.
Um levantamento inédito começou a catalogar esse patrimônio, tanto os bens materiais quanto os imateriais - caso das receitas culinárias."
Estes são os dois primeiros parágrafos da reportagem "Inventário 'ressuscita' legado de fazendas", assinada por Andressa Taffarel e publicada no caderno Cotidiano da "Folha de S. Paulo" do último domingo (23/12).
Limeira é um dos polos de fazendas históricas no estado. A pesquisa mencionada na reportagem passou por pelo menos uma fazenda de Limeira, a Quilombo, que aparece no álbum de fotos da versão digital da reportagem postada no UOL.
Eu já estive na Quilombo, sem dúvida um dos mais belos e preservados exemplares das antigas fazendas de café que impulsionaram o desenvolvimento de São Paulo. Fotos foram postados na minha galeria no Flickr.
As fazendas históricas também já foram tema de postagem no meu blog Piscitas - travel & fun.
Sobre o mesmo assunto, leia também "Turismo ajuda a preservar o patrimônio", outro texto da reportagem que abriu esta postagem.
0 comentários:
Postar um comentário