segunda-feira, 26 de março de 2012 | |

Situação da Imprensa 2012 - novo relatório

Os dispositivos móveis desempenham um papel cada vez mais importante no consumo de notícias, enquanto o Twitter e o Facebook são pouco utilizados para tal, segundo o relatório Situação da Imprensa 2012, publicado no dia 19 de março pelo Projeto pela Excelência no Jornalismo do Centro de Pesquisas Pew. O estudo concluiu que as redes sociais são fontes de informação complementares, não substitutas, destacando, ainda, a importância dos agregadores no consumo de notícias.

Segundo o estudo, mais de um quarto (27%) dos americanos se informa por meio de dispositivos móveis, sendo que 44% dos adultos possuem um smartphone e aproximadamente 20%, um tablet. O volume de notícias consumidas pelas americanos parece estar aumentando, indica o relatório.


No entanto, o crescimento da audiência online não está compensando a queda na circulação dos veículos impressos, visto que, "em 2011, as perdas com publicidade superaram os ganhos com o digital", de acordo com o relatório. "Em suma, a indústria das notícias não está mais perto de um novo modelo de faturamento do que estava há um ano e perdeu mais terreno para os rivais na indústria tecnológica. Porém, cada vez mais evidências sugerem que as notícias estão se tornando uma parte importante da vida das pessoas. Isso, no fim das contas, poderá garantir o futuro do jornalismo".


Entre outras conclusões e tendências apontadas pelo estudo estão:


- Os dispositivos móveis aumentaram em 9% o tráfego nos sites de grandes jornais.


- 54% dos americanos usam ativamente o Facebook, passando 14 vezes mais tempo na rede social do que em grande sites de notícias a cada mês.


- Apenas 9% dos consumidores de notícias digitais dizem que "muito frequentemente" se informam por links postados no Facebook e no Twitter, enquanto 36% disseram ir diretamente aos sites de notícias. Já 32% usam serviços de busca e 29% frequentemente se informam por meio de agregadores.


- Pela primeira vez em uma década, a audiência da TV cresceu: o aumento foi de 4,5%.


- Mais 100 jornais deverão lançar sistemas de cobrança pelo acesso ao conteúdo digital, os chamados "paywalls", nos próximos meses, juntando-se ao cerca de 150 que já cobram pelas notícias online.


Fonte: Summer Harlow/AP, "Importância dos dispositivos móveis no consumo de notícias é cada vez maior, diz estudo", Blog Jornalismo nas Américas (Knight Center for Journalism in the Americas). 

0 comentários: