quinta-feira, 29 de março de 2012 | |

"O Sistema"

- Muito prazer, sou “o Sistema”. Você já deve ter ouvido falar de mim em algum momento da sua vida recente.

E quem nunca ouviu? Atire a primeira pedra (ou, numa cena mais contemporânea, levante a mão) quem nunca teve problema com alguma empresa, banco ou serviço público (pagamentos duplicados, cobranças indevidas, produtos comprados e não enviados, queda de sinal, agendamento de atendimento, emissão de documentos, etc) e não foi informado que a “culpa” era dele, “o Sistema”.

Recentemente, presenteei um conhecido com a assinatura de uma revista semanal de informações. Mais de um mês após a assinatura ser efetuada, nada da dita cuja ser entregue. Liguei para a editora e soube que “o Sistema” tinha programado o início da vigência da assinatura para novembro. Ora, alguém assinaria uma revista em fevereiro para começar a receber em novembro? Creio que não, mas foi o que fez “o Sistema”.

Ele, “o Sistema”, só não deixou de cobrar a assinatura.

Não bastasse isso, fui informado que a pessoa a quem presenteei teria uma pendência de assinatura naquela editora. Ora, e o que eu – que estou pagando a assinatura-presente – tenho a ver com isso? Sem contar que a pessoa a quem presenteei NUNCA foi assinante da dita revista. Mais uma vez, a culpa é dele, “o Sistema”.

No final de semana passado, após ir a um bar/restaurante para jantar, vi no dia seguinte minha conta ser debitada três vezes no extrato eletrônico do banco. Na segunda-feira tudo resolvido – era apenas um erro do... “Sistema”.

Um conhecido meu, comerciante, já percebeu o poder do dito cujo. Cansado de ver o atraso na entrega de produtos pelos fornecedores ser atribuído ao tal “Sistema”, resolveu aderir ao procedimento – ou melhor, ao “Sistema”.

Embora, na altura dos seus 50 anos, ele seja daquelas pessoas refratárias às novidades tecnológicas (traduzindo: mal sabe ligar um computador), contou-me – um tanto animado e irônico – que passaria a atribuir ao “Sistema” qualquer eventual problema que surgisse com um cliente. Assim, bastaria reproduzir o que ele vem ouvindo nos últimos tempos:

- Você prometeu instalar meu produto ontem e não veio, reclamaria o cliente.
- Sabe o que é, deu um problema no “Sistema”...

- O boleto que você me enviou está com o valor errado, a mais.
- Verifiquei aqui e houve uma falha do “Sistema”...

“Sistema”, “Sistema”, “Sistema”, qualquer problema está resolvido a partir de agora. Bom, se não resolvido efetivamente, ao menos diplomaticamente.

E se de fato o problema não for solucionado, sem problema. Basta culpá-lo. A quem? Ao “Sistema”, ora…

PS: se você tem alguma história ou queixa envolvendo “o Sistema”, conte no espaço reservado às mensagens desta postagem.

0 comentários: