Li num jornal da cidade que a Prefeitura de Limeira pretende subsidiar até um terço do valor da tarifa de
ônibus. Nada contra a medida – ao contrário, acredito que o transporte coletivo
deve mesmo ser subsidiado em detrimento aos bilhões de incentivos fiscais dados nos últimos anos ao setor automobilístico (ou seja, ao transporte individual).
O que me chamou a atenção,
porém, foi uma das justificativas do projeto: “A minoração do valor da tarifa
incentivará o uso do transporte público, o que implicará em IMEDIATO benefício
ao trânsito da cidade" (grifo meu).
Garanto: isto não ocorrerá!
Não apenas com a redução da tarifa, como se colocou.
Ora, o preço do serviço é
importantíssimo, mas não basta para atrair o cidadão. Como diz um especialista
no assunto – aliás, secretário municipal de Planejamento, Felipe Penedo de
Barros -, o transporte de qualidade se sustenta em quatro pilares: preço,
pontualidade, conforto e acessibilidade.
Não basta, portanto, baixar o
preço da tarifa para atrair usuários. Diante de um serviço de qualidade ruim
(usuários vivem reclamando dos ônibus; só em 2012, pelo menos três deles tiveram
problemas no eixo que os deixaram paralisados no meio da rua), de acesso
difícil (a situação dos abrigos de ônibus, quando existem, é calamitosa), sem
pontualidade alguma e praticamente sem informação a respeito das linhas será
difícil fazer as pessoas deixarem carros e motos em casa.
Entende-se as dificuldades do
setor, principalmente orçamentárias, mas o caminho para um transporte decente
está ainda distante e vai muito além da simples redução da tarifa.
Leia também:
- Tarifa zero, um delírio?
2 comentários:
Quem em sã consciência, trocaria o conforto do seu carro, para utilizar um transporte público de péssima qualidade?
O pontos de ônibus são ruins e não tem informação nenhuma, se eu hoje for precisar pegar um ônibus, eu não sei nem como fazer, é ridículo.
Como eu mesmo já coloquei em meu blog:
Penso eu: O transporte público de Limeira é de péssima qualidade, veículos sucateados, vários pontos de ônibus sem abrigo, funcionários despreparados e desmotivados, e o pior de tudo, as DUAS empresas que oferecem o serviço, a Rápido Sudeste e a Limeirense SÃO DO MESMO PROPRIETÁRIO, gerando assim um monopólio do transporte na cidade.
Essas empresas estão há anos em Limeira, NENHUM prefeito "consegue" tirar e nem colocar outras empresas, até quando isso vai permanecer assim...?
Infelizmente só posso acreditar que isso seja um $ ACORDO $ entre prefeitura (prefeito) e empresas (o proprietário das duas viações, porque é completamente surreal acreditar que apenas com o valor baixo da passagem alguém deixaria de usar seu carro ou até mesmo, moto, bicicleta, para ir de Busão pau de arara aos seus compromissos.
E será que é tão difícil "eles" entenderem isto?
Aliás, o que eu nunca entendo é porque na campanha eleitoral tudo parece tão fácil e as soluções parecem estar prontas e depois tudo se torna tão difícil...
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