quinta-feira, 9 de outubro de 2008 | |

Cerveja, cerveja, cerveja, cerveja, cerveja... Cerveja!

Em Limeira, há quatro locais bons (considerando o mercado limeirense...) para tomar/comprar boas cervejas.

Para tomar, vá ao Maverick. Nenhum lugar na cidade oferece tanta variedade num ambiente agradável como lá. Para comprar, há três opções: uma mais popular, o BIG, até pouco tempo um dos poucos locais onde havia maior variedade, junto com o Pacheco. Agora, o Oba inaugurou sua adega - que, claro, inclui cervejas. O problema do BIG é que o estoque é pequeno e inconstante (ou seja, a "carta" de cervejas não é fixa).

Em todos os locais, em alguns casos os preços não são tão convidativos, mas para sair da mesmice vale a pena. Afinal, uma Erdinger - a minha favorita - deve ser apreciada, não é para ficar enchendo a cara.

Em tempo: beba com moderação - e com animação!

UM POUCO DE HISTÓRIA

A cerveja é feita a partir da fermentação de cereais, principalmente a cevada maltada. Segundo o Wikipedia, acredita-se que ela tenha sido das primeiras bebidas alcoólicas desenvolvidas pelo homem. Já devia ser conhecida pelos sumérios, egípcios e mesopotâmios desde pelo menos 4 000 a.C. O mais antigo registro que se tem da cerveja vem de 2.600 a 2.350 a.C.

Ainda conforme o Wikipedia, o Código de Hammurabi (que eu vi no Museu do Louvre!), rei da Babilônia entre 1.792 e 1.750 a.C., incluía várias leis de comercialização, fabricação e consumo da cerveja, citando direitos e deveres dos clientes das tabernas.

2 comentários:

Danilo disse...

Você está se tornando um especialista, rapaz. Precisamos ir no Maverick um dia desses...
Você sabe que eu bebo moderadamente.

Daíza de Carvalho disse...

É isso aí, cerveja é cultura!
Um blogueiro atrás da história da breja aqui:
http://oelemento.blogs.sapo.pt/