quinta-feira, 3 de julho de 2008 | |

Um ideal

Há tempos pensava em fazer um outro blog (tenho um sobre viagens) para tornar públicas minhas idéias. Como tenho me sentido provocado ultimamente ante tantas manifestações de incompreensão sobre meus pensamentos, apressei este projeto. Quero deixar claro desde já que neste espaço pretendo falar de tudo. Não quero restringir temas - ao contrário do meu blog de estréia, o "Piscitas", no qual falo apenas sobre viagens e afins.

Para abrir este novo blog, pensei muito no que escrever. E cheguei à conclusão que a oração de São Francisco de Assis, minha favorita depois do Pai Nosso, resume bem o que penso - e quem me conhece de fato há de entender (ah, este espírito sagitariano...). Faço questão de frisar que, ao eleger a oração de São Francisco como apresentação, não pretendo insinuar qualquer tipo de comparação. Seria leviano. Quero apenas que sirva de reflexão para todos como serve para mim.

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor,
Onde houver ofensa , que eu leve o perdão,
Onde houver discórdia, que eu leve a união,
Onde houver dúvida, que eu leve a fé,
Onde houver erro, que eu leve a verdade,
Onde houver desespero, que eu leve a esperança,
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria,
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais

consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido,
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe
é perdoando que se é perdoado
e é morrendo que se nasce para a vida eterna...

3 comentários:

Alex Contin disse...

Olá Rodrigo,

primeiro post do novo blog... Eu também tenho uma estima muito grande pela oração de São Francisco. Fui catequizado na igreja desse santo e gostaria de ser consagrado a ele por um motivo especial. Eu acho que para jornalistas esta é uma das orações católicas que mais retrata nossa profissão.

Todas as linhas dela falam do que fazemos diariamente. Levar fé onde há dúvidas, verdade onde houver erro e por ai vai. De forma especial me baseio muito nela para o dia a dia.

Legal começar um blog com uma oração tão significativa. Sucesso.

Rodrigo Piscitelli disse...

Valeu Alex!

Henry Villela disse...

É isso aí. Blogs são para isso. Eu também uso o meu como uma espécie de catarse, uma válvula de escape para falar o que eu penso sem escrupulos. Acredito que a internet é um dos poucos lugares públicos que de fato temos esse tipo de liberdade, onde podemos nos desprender da realidade e entrar num mundo paralelo de idéias.
Boa sorte com o novo blog. já está na lista dos meus favoritos.