segunda-feira, 28 de julho de 2008 | |

Alguma coisa acontece no meu coração...

Sempre tive pavor de dirigir em São Paulo. Achava tudo aquilo muito caótico para mim. De uns anos para cá, mudei de idéia. Decidi encarar esse desafio. Ora, se milhões de pessoas fazem isso, por que eu não faria? Obviamente que não saio me aventurando ao deus dará naquela metrópole. Todas as vezes em que lá dirigi, sempre usei um GPS ("gente para salvar-me"). Isto mesmo, sempre estive acompanhado. Nem todas as vezes, as companhias sabiam os caminhos. Ao menos duas vezes coube a mim achar a rota - e fiz isso com perfeição.

Recentemente, voltei a dirigir em São Paulo, desta vez com freqüência. Foram seis viagens em três semanas, das quais em três a direção esteve sob meu comando. Senti-me seguro na medida do possível (é péssimo dirigir quando não se sabe a distância ou onde você terá que virar...). Ainda assim, acho que desempenhei um bom papel. No último dia, até cheguei praticamente sozinho ao destino (pudera, depois de cinco vezes...) e fui elogiado por isso. Elogiado pelo GPS!

Claro, devo isto aos GPSs que sempre me acompanharam (não estar só no que para mim era e ainda é um desafio ajuda muito) - desta última vez especialmente ao GPS Cristiano, que teve paciência e ensinou o caminho as várias vezes em que foi preciso. Tudo bem que ele só explicava para onde eu estava indo quando eu perguntava, mas ainda assim foi um bom GPS.

Mais do que dirigir em São Paulo, é importante entender a cidade, suas rotas, suas zonas, seus atalhos. Isto ainda estou longe de fazer, mas tenho convicção de uma coisa: só aprenderei fazendo, ou melhor, dirigindo. Agora, sempre que alguém quiser ir para São Paulo, quero ir dirigindo. Claro, se tiver GPS...

PS: sempre tive uma relação de amor e ódio com São Paulo, atração e repulsa... No ano passado, fui com uma amiga, a repórter Nani Camargo, fazer um curso de dois dias na Capital. Andamos muito pela Avenida Paulista e, como dois interioranos, num dos intervalos do curso, ficamos filmando a via símbolo da cidade lá do alto do prédio da Cásper Líbero. Foi engraçado. O resultado está no vídeo que se vê aqui.

1 comentários:

Henry Villela disse...

A hora que bati o olho antes de dar play e ler pensei que imagen era de um ultra som, hehehe
Ficou legal o vídeo.