sexta-feira, 6 de março de 2009 | |

E o americano chorou...


Alguns dias atrás recebemos em Limeira um casal de amigos norte-americanos. Na verdade, eu não os conhecia, mas acabei servindo de anfitrião. Foi uma experiência fantástica e enriquecedora. Numa das ocasiões, reunimos um grupo no apartamento de um casal de amigos para um jantar. Lá, ficamos conversando durante horas sobre a vida e o mundo. Brasileiros de lado, norte-americanos de outro. E eis que, no fim da conversa, o americano chorou. Os diálogos foram mais ou menos assim:

- (Brasileiros) Nós temos a impressão de que os americanos são teimosos, ainda que saibam que estão errados, insistem no erro, apoiaram o Bush...

- (Mike) Muitos americanos são míopes, egoístas, têm uma visão limitada de mundo. Acreditam que os EUA são o centro de tudo e que tudo gira em torno do país. Ignoram que existem outros modos de vida. Mas há também muitos americanos bons.

- (Brasileiros) O Bush fez o que fez com os muçulmanos e vocês elegeram um presidente que tem um nome muçulmano. Isso parece uma contradição...

- (Mike) Mas é justamente essa contradição que nos dá esperança. Obama representa a diversidade, o multiculturalismo. Enquanto Bush dividiu o país, Obama veio para unir.

- (Brasileiros) Sempre quando eu viajo, o que mais procuro fazer é conhecer a cultura do lugar, como as pessoas vivem, como aquela sociedade funciona. Por isso vou ao supermercado, à banca da jornais, etc.

- (Velora) Nesta nossa viagem ao Brasil, temos feito isso. Muitos americanos vêm para cá, compram tíquetes, conhecem as principais atrações turísticas, veem coisas maravilhosas, mas não falam com o povo. Nós temos feito questão de conversar com as pessoas e isso faz muita diferença.

- (Mike) Em toda a minha vida, quando ela chegar ao final, poderei olhar para trás e dizer que valeu a pena. E valeu a pena porque um dia recebemos em casa a Mirele e a Mariele. E isso mudou toda a nossa vida. Mudou a nossa visão de mundo, nossa forma de ver as pessoas, de ver o mundo. E isso foi a coisa mais importante da minha vida.

PS: Dedicated to Mike and Velora

"Cause we all
Live under the same sun
We all
Walk under the same moon
And why,
why can we live as one?"

0 comentários: