sexta-feira, 1 de abril de 2011 | |

Santos: natureza e história

Quem pensa que Santos só atrai turistas por conta de suas praias está bastante enganado. A cidade, a 83 quilômetros da capital, tem muitas opções de lazer além do mar, como os prédios históricos, o passeio de bonde, o porto, a Vila Belmiro - estádio do time da baixada santista - e o orquidário municipal.

Visitar o porto ou o prédio da Alfândega pode ser uma boa opção de passeio. O local onde hoje ela funciona, na Praça da República, data de 1930 e passou por uma reforma em 2003. E depois disso, para continuar conhecendo a arquitetura e a história local, o turista pode passar pela Bolsa do Café, localizada num edifício ainda mais antigo, de 1922, construído em homenagem ao centenário da Independência do País. Era ali onde ficava a Bolsa Oficial, que servia para controlar, centralizar e organizar as operações comerciais envolvendo o café. Hoje, suas dependências funcionam como museu.

 Além disso, a Cadeia Velha, desativada e tomada em 1981, serviu de abrigo para as tropas brasileiras que lutavam na Guerra do Paraguai. Detalhe: nessa época, 1865, o prédio - que também é conhecido como Casa de Câmara e Cadeia - ainda estava em fase de construção. Outro ponto turístico que conta mais da história local é o Paço Municipal. O Palácio José Bonifácio, que o abriga, foi construído entre 1937 e 1939 e foi inspirado nas linhas clássicas dos prédios públicos gregos.

O Correio e Telegrapho teve seu prédio inaugurado em 30 de novembro de 1924, tem quatro pavimentos, conta com três portas em arco na fachada principal e foi reformado em 1988.

Localizada no Centro Histórico de Santos, a Rua do Comércio ainda guarda o charme do período colonial, ressaltada pelo projeto de revitalização. Já no Largo Marquês de Monte Alegre, o turista pode visitar os casarões do Valongo que tiveram seu auge na metade do século 20. Após revitalização do bairro, a Secretaria Municipal de Turismo se instalou por lá.

Mas quem mesmo assim ainda quiser dar um passeio perto do mar, o Jardim da Orla, que se extende do José Menino até a Ponta da Praia, com seus 5.335m de comprimento, largura de 50m e 218.800 m2 de gramados, alamedas de palmeiras e mais de 70 espécies de flores, é reconhecido como o maior de praia do mundo pelo Guinnes World Records. Ainda há o Aquário Municipal que foi recentemente reformado e ampliado, sendo hoje a atração turística mais visitada da cidade. Reúne mais de 4.000 animais entre peixes, aves, répteis, anfibios e mamíferos de água doce e salgada.

Quem quiser continuar conhecendo plantas e animais, pode esticar o passeio e dar um pulo ao Orquidário Municipal. Seu lago abriga carpas, tartarugas e recebe aves migratórias. Diversos animais passeiam livre, como cotias, jabutis e saracuras. Num viveiro, é possível a interação de visitantes com tucanos, flamingos, socós, frangos d'água, entre outros.

A viagem pode ficar ainda mais divertida com uma voltinha no Bonde Turístico. Primeira cidade a ter um serviço de bondes (1871), Santos ainda mantém a tradição. Além da linha turística, um dos bondes que serviram a cidade funciona como centro de apoio aos turistas na Praia do Gonzaga, junto à Praça das Bandeiras.


Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

* As fotos são de Rubens Chiri e Miguel Schincariol

PS: para ler mais sobre turismo, acesse o meu blog Piscitas - Travel & Fun.

0 comentários: