domingo, 28 de novembro de 2010 | |

Domingo de velocidade




O domingo foi diferente e especial. Pela primeira vez, estive em Interlagos, o lendário autódromo paulistano que faz parte da história do automobilismo. Um ligar fascinante, que mistura o que temos de melhor (um traçado muito mais inacreditável ao vivo do que pela TV e árvores que garantem sombra enquanto ouvimos o ronco dos motores) e de pior (arquibancadas improvisadas num autódromo que já tem décadas e traz milhões de reais para a cidade, sem contar outras deficiências estruturais, como o padock.

As atrações do dia prometiam: GT Brasil e FIA GT 1 World Championship (campeonato mundial de Gran Turismo da Federação Internacional do Automobilismo).

Na primeira prova, aceleradas de arrepiar em voltas que duravam 1min40s na marcação precisa do cronômetro do amigo Danilo Janine. Na prova que fechou o dia, o ronco subiu, o giro do motor também, a aceleração foi espetacular e o tempo baixou para 1min34s. Isso para percorrer os 4.309 metros do circuito – para efeito de comparação, o tempo da volta na Fórmula 1 chegou a incríveis 1min11s.

Até por isso, porque o ronco dos motores da Ferrari de Alonso e cia. é muito maior, já combinamos: em 2011, estaremos no GP Brasil de F1!

O legal foi que a prova principal, a FIA GT, teve vitória brasileira após uma ultrapassagem bem na nossa frente, na curva conhecida como Bico do Pato, que leva ao trecho final antes da reta dos boxes – esta aliás, apresenta uma incrível subida e, em seu início, na curva, um acentuado declive, ambos difíceis de perceber pela TV (não imaginava que a subida da reta dos boxes era tão subida como vi ao vivo).

Entre os brasileiros que disputaram as duas provas, nomes que passaram pela F1, como Henrique Bernoldi (o vencedor), Antonio Pizzonia e Ricardo Zonta. Outro nome conhecido é Xandy Negrão.

Sobre as provas, aproveito as matérias disponíveis no UOL. Primeiro a da FIA GT:

“Com uma ultrapassagem feita na marra, Xandinho Negrão levou o carro da Vitaphone Racing que divide com Enrique Bernoldi para a vitória na nona etapa do Mundial de FIA GT, disputada neste domingo em Interlagos.” (leia a íntegra aqui)

A seguir, dois vídeos da FIA GT, um deles da largada.

E agora a da GT Brasil:

“Wagner Ebrahim fechou com chave de ouro sua curta participação no Itaipava GT Brasil. O paranaense venceu com facilidade a segunda corrida do fim de semana, que encerrou a temporada de 2010.” (íntegra aqui)







Para ver mais imagens, profissionais, clique aqui (o material é do UOL).

PS: este domingo especial só foi possível graças ao Cacá Parronchi. Ele que arrumou os ingressos e me fez o convite. E ainda falam mal de cunhado! Valeu Cacá!!!

0 comentários: