terça-feira, 19 de janeiro de 2010 | |

Pauliceia desvairada

A maior cidade da América do Sul está prestes a completar mais um aniversário, na próxima segunda-feira, e dois comentários recentes que ouvi sobre ela bem resumem o que é São Paulo.

Em visita à cidade, o jornalista Fernando Calazans, carioca da gema, disse ontem no programa “Linha de Passe”, da ESPN Brasil, um fato inquestionável sobre a terra da garoa: “come-se muito bem em São Paulo. Já se comia bem antes e agora ainda mais”.

No UOL de hoje, um dado preocupante: 57% dos paulistanos deixariam a cidade se pudessem, conforme pesquisa do Ibope. Alguma coisa está fora da ordem quando a maioria dos moradores quer sair de uma cidade. Algo errado acontece na terra da garoa. Talvez sejam as garoas, que insistem em alagar as ruas...

"E quem vende outro sonho feliz de cidade
aprende depressa a chamar-te de realidade
porque és o avesso do avesso do avesso do avesso"
("Sampa", de Caetano Veloso)

Em tempo: para ler a reportagem do UOL, clique aqui.

1 comentários:

Vinícius Paes disse...

E, saiu hoje na folha (21/01), que os moradores de Cidade Dutra entraram em confronto com a polícia, anteontem, após a água, da enchente, invadir-lhes o quintal. Ontem, eles roubaram um ônibus e atearam fogo. Passei a tarde hoje refletindo sobre o ocorrido e, infelizmente, não é possível se apontar um culpado, ao menos não só um.

São Paulo é realmente a cidade mais paradoxal do Brasil.

grande abraço.