segunda-feira, 27 de julho de 2009 | |

Que tal fim de semana de três dias?

Poupar energia, reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera, economizar. Estes são alguns dos efeitos de uma medida que vem sendo discutida em vários pontos do mundo – nos Estados Unidos ela já virou realidade em algumas localidades. Trata-se do aumento do final de semana de dois para três dias. Pela proposta, os chamados dias úteis seriam de segunda à quinta-feira. A sexta-feira seria incorporada ao final de semana.

A medida evita num primeiro momento o desemprego, reduzindo os dias de trabalho, mas mantendo a jornada. Num segundo momento, traz economia ao reduzir os gastos com luzes e ar condicionado nos escritórios, por exemplo. E também traz benefícios ao meio ambiente, já que na sexta-feira haveria bem menos veículos se deslocando nas cidades, já que não seria preciso ir ao trabalho.

Eu já tinha ouvido falar a respeito disso na TV e hoje voltei a me deparar com o assunto após o comentário de um colega de trabalho. Ele me apresentou um texto interessante (leia aqui) que resume bem os efeitos da medida. Quando vi o assunto na TV, falou-se de um outro benefício: o “ócio criativo e produtivo”. O conceito é mais ou menos o seguinte: com mais um dia de descanso e lazer, o trabalhador tende a se tornar mais produtivo e eficiente nos demais quatro dias de trabalho. Ou seja: para quem pensa que a medida aparentemente traria perdas de produção, engana-se. O resultado é justamente o contrário: maior produtividade.

E aí, alguém está disposto a testar o novo modelo? Será que não estaria na hora dos parlamentares começarem a pensar no assunto (a tal redução da jornada de 44 para 40 horas semanais no Brasil parece tema proibido...).

1 comentários:

Unknown disse...

gostei disso!!!...