terça-feira, 21 de julho de 2009 | |

Pesquisa estima 28 adolescentes assassinados em Limeira

Vinte e oito crianças e adolescentes de 12 a 18 anos devem morrer entre 2006 e 2012 em Limeira em razão da violência. É o que aponta estudo divulgado nesta terça-feira. pelo Observatório de Favelas, pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pelo Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

A cidade ocupa a 205 posição no ranking de 267 municípios com mais de 100 mil habitantes. Pelo estudo, o IHA (Índice de Homicídios na Adolescência) de Limeira ficou em 0,73 por mil adolescentes entre 12 e 18 anos (que somam 38.257 na cidade). O índice está bem abaixo da média brasileira – 2,03. Isso significa que, no país, cerca de 33 mil adolescentes serão assassinados entre 2006 e 2012.

Para se ter uma ideia do IHA de Limeira, a liderança do ranking é de Foz do Iguaçu (PR), com índice de 9,7 mortes para cada grupo de mil adolescentes. A seguir, aparecem Governador Valadares (MG), com 8,5, e Cariacica (ES), com 7,3.

O estudo revelou ainda outras realidades. “O risco de ser assassinado no Brasil é 2,6 vezes maior entre adolescentes negros do que entre brancos. (...) A pesquisa também indica que, para adolescentes do sexo masculino, o risco de ser assassinado é 11,9 vezes maior se comparado ao de mulheres na faixa de 12 a 18 anos”, cita a Agência Brasil.

Ainda conforme a ABr, “a coordenadora do Programa de Redução da Violência Letal do Observatório de Favelas, Raquel Willadino, traçou um perfil dos adolescentes que mais morrem por homicídio no Brasil: são meninos, negros e moradores de favelas ou de periferias dos centros urbanos. Segundo ela, há ainda forte relação com o tráfico de drogas”.

Para mais informações, clique
aqui e aqui.

* Gilberto Dimenstein: “Porque tantos jovens são assassinados?”. Leia
aqui.

0 comentários: