sexta-feira, 8 de outubro de 2010 | |

Otoniel: 3° pior deputado, segundo ONG

Eleito com 95 mil votos para uma vaga na Câmara Federal, puxado pela votação do palhaço Tiririca (PR), o ex-vereador de Limeira Otoniel de Lima (PRB) foi considerado o terceiro pior deputado estadual da atual legislatura. É o que aponta estudo feito pelo Movimento Voto Consciente, uma organização não governamental sem fins lucrativos e apartidária, formada por voluntários, que tem como objetivo avaliar o desempenho de vereadores e deputados estaduais paulistas.

Conforme o estudo, disponível no site do movimento, Otoniel recebeu nota 2,93 numa escala de zero a dez. Ficou à frente apenas de Roque Barbiere (PTB), com 2,80, e Geraldo Vinholi (PSDB), com 2,09. O parlamentar mais bem avaliado foi Bruno Covas (PSDB), com 7,92. Ele é neto do ex-governador Mário Covas e foi reeleito com a maior votação para o cargo este ano. Roberto Morais (PPS), de Piracicaba, também reeleito, foi o segundo melhor, com 7,43.

Os piores desempenhos de Otoniel foram nos itens “fiscalizador” e “fidelidade”, em que teve zero. No item “comissões”, sua nota foi 1,80. Conforme o estudo, o ex-vereador tem uma condenação por improbidade, da qual está recorrendo.

Na avaliação, o Movimento Voto Consciente considera o desempenho do deputado exclusivamente no Parlamento. “Temos certeza que as funções de um deputado envolvem também várias atividades em sua região, visando trazer para a Assembleia Legislativa as necessidades da sua região, atividades estas que não temos a pretensão de avaliar”, explica.

Nesse sentido, são avaliadas a participação do deputado nas comissões do Legislativo, sua presença nas sessões, seu desempenho na apresentação de projetos, emendas e requerimentos, sua capacidade de comunicação e a transparência, fiscalização e sua fidelidade (partidária e ao mandato) – Otoniel trocou de partido duas vezes em quatro anos. Os itens têm pesos distintos (os
critérios técnicos estão explicados no site do movimento).

PS: No total, foram avaliados 86 deputados (só aqueles com mais de dois anos de mandato). Os presidentes da Casa na atual legislatura, Vaz de Lima e Barros Munhoz, não foram avaliados.

Em tempo: dos 95 mil votos que recebeu, Otoniel teve 4.090 em Limeira. A base eleitoral do parlamentar é a Igreja Universal do Reino de Deus.

1 comentários:

Carlos Giannoni disse...

Não liga não, que agora ele vai ser o melhor da assemBREia no congresso nacional